menu
Topo

Novidades de beleza

Massagem bucal é segredo de Meghan Markle para contorno definido; conheça

Getty Images
Meghan Markle Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

15/08/2018 04h00

Entusiasta de tratamentos para o rosto, Meghan Markle anda fascinada por massagens totalmente manuais com assinatura da expert em beleza Nichola Joss, conhecida por atender outras famosas, como Margot Robbie e Kate Moss. Mas uma das manobras mais controversas da esteticista escocesa ainda é pouco difundida aqui no Brasil: a massagem bucal, atribuída como favorita de Meghan. Nela, a especialista coloca pressão em tecidos na região da gengiva e maxilar, para melhorar o contorno facial e ainda aliviar a tensão que pode piorar quadros de bruxismo e enxaqueca.

Se você mora no Brasil e quer experimentar essa técnica inusitada, pode encontrar algo similar em São Paulo, com o nome de Soin Buccal.

Veja também

Soin Buccal

A técnica que envolve massagem na região inferior do rosto, interna e externamente, foi criada na França por uma expert em beleza chamada Joëlle Ciocco, que também cultiva famosas em sua cartela de clientes, como Sofia Coppola e Natalie Portman: “A massagem estimula o músculo e dá tonicidade. Todos os movimentos são extremamente precisos, senão você pode lesar áreas internas do rosto. Essa técnica foi estudada e desenvolvida ao longo de anos pela Joëlle e, para trazê-la ao Brasil, minha epidermologista (como é chamada quem faz o treinamento com Joëlle) foi para a França estudar”, comenta Olivia Camplez, fundadora da Dominique Maison de Beauté, espaço de beleza onde é possível encontrar a massagem, em São Paulo.

Durante o procedimento, algumas clientes relatam certo desconforto, pois pontos são pressionados vigorosamente dentro da boca, principalmente na junção do maxilar. Tudo é feito por uma mão envelopada por luva cirúrgica e usando externamente produtos sem parabenos, corantes ou óleos minerais: “Os produtos são escolhidos de acordo com o tipo de pele da cliente. Se ela é mais sensível, cosméticos brandos são indicados”, explica Lucy Anong Klintung, epidermologista tailandesa responsável pelos faciais da maison paulistana.

Horas após o tratamento, há sensação de leveza seguida de pequeno incômodo, que se assemelha ao que sentimos após um treino pesado na academia: “A musculatura levemente dolorida é normal! A Soin  Buccal é como um exercício para o rosto. Se feita sequencialmente, os resultados de contorno e pele com viço são intensos”, diz Lucy.

Sem boca, com pressão

Outra opção em terras nacionais para sentir os músculos da face se exercitando é a técnica japonesa Shiokawa, especialidade da esteticista Regina Maura, do Jacques Janine Jardim América, de São Paulo: “A massagem facial foi criada para ajudar a manter o rosto jovem e saudável. Ela estimula a circulação, nutre os tecidos musculares e apalpa os tendões para relaxá-los. Tais movimentos, inclusive, diminuem rugas,” explica Regina.

Sem milagres e em casa

“Como um exercício, é necessário fazer das massagens faciais uma rotina. Geralmente somos imediatistas quando o assunto é beleza, mas assim como uma planta não cresce num único dia ou um corpo não fica definido com uma aula de academia, é necessário dar continuidade para apreciar os resultados das massagens faciais”, explica Olívia.

Para isso, as duas massoterapeutas entrevistadas passam dicas para seguir alguns movimentos no conforto do lar:

  • Ao acordar, após a limpeza facial, dê batidinhas em todo o rosto com a ponta dos dedos. Isso ajudará a ativar a circulação local e otimizar o uso do seu creme facial diurno;
  • Com auxílio de um óleo facial ou sérum, escolhido de acordo com o seu tipo de pele, faça massagem leve e circular na região das bochechas;
  • Faça um V com os dedos indicador e médio e deslize essa espécie de tesoura da ponta do queixo até abaixo da orelha por seis vezes;
  • Sempre acaricie o rosto e pescoço com movimentos de baixo para cima, indo contra a gravidade. Isso, inclusive, quando estiver lavando a face ou aplicando produtos de beleza;
  • Reserve cinco minutos antes de dormir para realizar os movimentos acima, adicionando massagem com a ponta do dedo indicador saindo do meio da testa para suas laterais, passando por cima das sobrancelhas. Isso, além de dar uma expressão mais relaxada, vai te ajudar a dormir melhor.

Massagem Soin Buccal

O que é? Técnica para melhorar o contorno e viço da pele que envolve massagem externa, com séruns e óleos, e interna, na região da gengiva e maxilar.
Resultados: Pele mais macia e rosto com expressão mais relaxada, além de sensação de lifting imediato e contorno marcado.
Duração: Uma hora.
Quantidade de sessões: Protocolo com seis sessões semanais, que depois passam a ser quinzenais.
Contraindicação: Pessoas com problemas bucais ou passando por tratamento odontológico e processos infecciosos ativos.
Manutenção: A cada 30 dias, após protocolo inicial, para seguir com contorno definido e pele fresca.
Valor da sessão: R$ 750.

Massagem Shiokawa

O que é? Massagem facial manual que combina toques, vibrações e pulsações. Indicada para pessoas acima dos 35 anos ou com sinal precoce de envelhecimento.
Resultados: Atenuar marcas de envelhecimento, melhorar contorno facial, eliminar toxinas do rosto e corpo por meio do estímulo de pontos do shiatsu.
Duração: 1h15.
Quantidade de sessões: Até dez, uma por semana.
Contraindicação: Peles acneicas de terceiro e quarto grau.
Manutenção: Após avaliação da profissional, recomenda-se manutenção a cada 15 dias.
Valor da sessão: R$ 320.