Beleza

Saiba a ordem correta de aplicar cosméticos e turbine sua rotina de beleza

Getty Images
Imagem: Getty Images

Mel Meira

Colaboração para Universa

02/04/2018 04h00

Se a sua rotina de beleza facial inclui diversos produtos como tônico, hidratante, sérum, protetor solar e muitos outros, preste atenção: a ordem que você os aplica interfere no resultado final.

Existem alguns ativos que se anulam, mas também existem os que se complementam em sua formulação. "Tudo depende da ordem em que forem usados. Se os cosméticos forem utilizados na ordem errada podem ser que não tenham uma ação tão eficaz. Por exemplo, se antes de limpar a pele eu passar um produto que tem como finalidade o tratamento, as impurezas impedirão a ação do produto”, explica Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e Membro do ABEC (Academia Brasileira de Estética Científica).

Veja também

Por isso, conversamos com profissionais das áreas de beleza e estética para reunir as melhores dicas para você saber como melhorar ainda mais o seu momento de beleza.

A ordem correta para aplicar cada produto

Mas como saber qual é a sequência ideal? Se você está se perguntando isso, a Dra. Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que a rotina diária deve sempre começar pela limpeza, que é o passo mais básico. “Em peles mais secas e sensíveis, é recomendado realizar a limpeza com demaquilantes ou produtos micelares que combinem óleo e água. Já em peles mais oleosas pode-se usar sabonetes líquidos ou em barra, com alguns princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade”.

O passo seguinte é a tonificação, para que, após a limpeza, a pele fique com o PH mais próximo do PH original. “Quando lavamos a pele acabamos deixando-a muito alcalinizada, pois o sabão possui o PH muito básico. Então, quando utilizamos o tônico, normalizamos o PH”, explica a dermatologista.

iStock
Imagem: iStock

Após a limpeza e a tonificação vem a aplicação dos séruns, loções e cremes. Sempre comece com os produtos de apresentação mais líquida e depois parta para os mais consistentes, na seguinte sequência: loções, séruns, cremes e máscaras. Segundo a Dra. Valéria, esta ordem deve ser seguida pois quanto mais fluido o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos.

Outro fator importante na hora de passar vários cosméticos em sequência no rosto é o tempo de secagem de cada um. Antes de passar um cosmético, deve-se esperar até que o anterior esteja completamente seco. “Depois de limpar e tonificar a pele, o ideal é esperar de 10 a 15 minutos antes de continuar a passar os cremes e loções. Se passados logo em seguida, sua pele estará com pouquíssima oleosidade, o que pode fazer com que os cosméticos e ativos penetrem demais na pele, machucando o tecido e promovendo irritação, descamação e dificuldade de manter o uso”, destaca a Dra. Valéria.

Além disso, a ordem dos fatores altera o resultado e Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido no Brasil, avisa que “é necessário trabalhar as texturas mais leves primeiro, de modo que sejam absorvidos e que mantenha a pele receptível para receber outros produtos gradativamente. Caso a ordem seja alterada, a absorção dos benefícios e os resultados esperados podem não ser 100%”. 

A rotina diurna é diferente da noturna

De acordo com Isabel Piatti, alguns produtos devem ser passados apenas de manhã ou à noite, sempre se baseando no tratamento. “Durante o dia o foco é a proteção contra radiação solar, oxidantes e perda de água, então devem ser aplicados fotoprotetores, antioxidantes e hidratantes. Já durante a noite deve-se focar na renovação utilizando produtos antienvelhecimento, antirrugas e cosméticos com ativos de ação reparadora como ácidos, coenzima Q10, dragosine, entre muitos outros”, completa a especialista.

Mesmo na correria do dia a dia lembre-se que “cada etapa complementa a próxima que virá. Mas existe uma fundamental: filtro solar, nunca saia de casa sem o seu”, reforça Queli Giorgi, esteticista e supervisora técnica do Buddha Spa. 

Foque nas suas prioridades

Se você não quer ter uma rotina de cuidados faciais muito extensa a dica é investir em produtos-chave que irão cuidar da sua pele da maneira ideal. Fernanda Farias acredita que os cinco produtos que toda mulher deveria investir são: uma espuma de limpeza, um balanceador de PH, um sérum, um creme com proteção solar para o dia e um creme mais potente para a noite. Para ela “o mais importante nessa escolha é observar a textura: o ideal é sempre começar com aqueles mais leves, de modo que a pele consiga absorver os benefícios”.

Além disso, Fernanda conta que outra dica essencial é “usar a quantidade indicada na embalagem para evitar excessos e resíduos, o que gera desconforto, quando falamos de cosméticos de alta tecnologia, deve-se entender que não é necessário aplicar em grande quantidade: menos é mais”.

Entenda a sua pele

É essencial procurar um dermatologista para entender ao certo o que sua pele precisa, pois um produto que faz milagres para a sua amiga, pode não ser o melhor para você.

Fernanda Farias ressalta que “depois de identificar suas reais necessidades, é importante encontrar a textura compatível ao seu tipo de pele, para tornar a rotina mais assertiva e prazerosa”.

Getty Images
Imagem: Getty Images

A maneira que você aplica cada cosmético também importa. Para que toda a área do rosto seja beneficiada, siga as dicas da Fernanda: “pegue a quantidade recomendada na embalagem, depositando pequenas quantidades nos cinco pontos do rosto: bochecha direita e esquerda, testa, nariz e queixo. Na sequência, em movimentos ascendentes, de dentro para fora, massageie a pele, começando pelas áreas maiores. Não existe um tempo exato entre a aplicação de um produto ou outro, e o ideal é sentir a absorção para seguir com o próximo”.

Sempre tenha em mente que o “importante não é quantidade e sim qualidade. A pessoa pode usar uma infinidade de produtos no rosto e, se esses não forem adequados para o tipo de pele dela, o efeito não será positivo. Se a pele não estiver saudável também não surtirá resultado. Por isso que é tão importante saber qual o tipo de pele que você tem para saber qual produto usar”, alerta Queli Giorgi.

Finalize com a make

Depois que você já realizou toda a sua rotina de cuidados com a pele chega o momento da maquiagem entrar em cena. Para Mariana Duran, maquiadora do Jacques Janine Aldeia da Serra, o ideal é começar com um primer, que uniformiza o tom do rosto. "Em seguida, entra o corretivo para disfarçar olheiras, manchas e espinhas. Depois é só aplicar a base, o pó compacto e o blush. Com a pele pronta, é hora de caprichar nos olhos, nas sobrancelhas e na boca”.

Para finalizar a make como os maquiadores profissionais, Mariana dá a dica: “para quem não possui muita prática, sempre sugiro começar a maquiagem pelos olhos e depois fazer a pele. Isso evita que os resíduos de sombra borrem o rosto. Se não quiser mudar a ordem, uma dica é colocar uma boa quantidade de pó solto ou mineral abaixo dos olhos e deixar até finalizar. Depois, é só usar o pincel vassourinha para remover os resíduos de sombra que caíram”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog da Sah Oliveira
Da Universa
Da Universa
Blog do Rodrigo Cintra
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Tudo Beleza
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog do Rodrigo Cintra
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog do Rodrigo Cintra
Da Universa
Da Universa
Tudo Beleza
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog da Sah Oliveira
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog do Rodrigo Cintra
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Tudo Beleza
Da Universa
BBC
Da Universa
Topo