Topo

Rugas ao redor da boca: tratamentos prometem minimizar "código de barras"

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Paula Roschel

Colaboração para Universa

20/02/2019 04h00

Marcas de expressão são parte do processo natural de envelhecimento da pele, porém algumas aparecem precocemente por causa de hábitos. O "código de barra" -- aquelas pequenas linhas verticais que se formam nos lábios -- surge principalmente quando a pessoa fuma ou toma muito sol. Eliminá-lo não é fácil, mas é possível deixá-lo menos visível com alguns procedimentos estéticos, como o eletrocautério e o laser de fibra óptica.

Curinga da estética, o laser é uma tecnologia usada para remover pelos, atuar contra a flacidez e depósitos de gordura, melhorar aspectos do rosto e também amenizar marcas ao redor dos lábios. "No caso dos códigos de barra, ele age através de uma fibra óptica aplicada debaixo da pele. Com os disparos do laser acontecendo internamente, existe o aquecimento focado da área e o consequente estímulo de colágeno, que proporciona a melhora das rugas", explica o médico Francisco Augusto Aquino, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de Campinas (SP).

Segundo o especialista, a fibra inserida com o laser Smart Lip Line é tão fina quanto um fio de cabelo. Mesmo assim, é necessário aplicar anestesia local antes da sessão, para diminuir o desconforto. "O furo cicatriza sem deixar vestígios", diz. Após o procedimento, o tempo de recuperação é de até dois dias: é necessário fazer massagens diárias no local, evitar bebidas alcoólicas, piscina e sauna por 15 dias. Depois da aplicação o corpo continua agindo contra as linhas por até um ano.

Eletrocautério

Outro tratamento usado com sucesso para diminuir o "código de barras" é o eletrocautério. "Esse aparelho emite uma corrente elétrica que desencadeia um processo inflamatório localizado e, assim, estimula a produção de colágeno e a melhora das fibras elásticas. Com ele é possível identificar melhora na profundidade da ruga", afirma a médica Carla Bortoloto, especializada em dermatologia clínica e cirúrgica e membro da American Academy of Dermatology, de São Paulo.

Um ponto negativo da técnica é o desconforto: mesmo se for usado um creme anestésico antes da a aplicação, o eletrocautério pode ser muito dolorido, além de deixar a pele com aspecto escurecido por alguns dias, como se estivesse queimada. 

A esteticista Edy Guimarães, de São Paulo, explica que o procedimento exige planejamento: "O indicado é começar agora, no verão, a hidratar mais a boca com cremes específicos para a área e lip balm. Assim, é possível investir no tratamento de forma mais efetiva quando o outono chegar, sem interferência do sol e com a área bem tratada previamente."

Smart Lip Line

O que é: Laser de fibra óptica que retrai a pele e forma colágeno.
Resultados esperados: Drástica redução nos "código de barras".
Duração: 30 minutos.
Quantidade de Sessões: Única.
Contraindicação: Grávidas, pacientes que usam anticoagulantes e com doenças sistêmicas.
Manutenção: Anual.
Valor da sessão: A partir de R$ 1.500.

Eletrocautério

O que é? Tecnologia com descarga elétrica controlada que consegue reduzir as linhas verticais dos lábios em algumas sessões.
Resultados esperados: Boca mais homogênea. Em alguns casos, as marcas podem ficar imperceptíveis.
Duração: 1 hora.
Quantidade de sessões: Em média, quatro, com intervalo mensal.
Contraindicação: Grávidas, pessoas com lesão na área da aplicação ou que fazem uso de toxina botulínica e preenchedores nos lábios.
Manutenção: A cada cinco meses.
Valor da sessão: A partir de R$ 250.