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Colágeno é bom para a pele? Veja mitos e verdades e a melhor forma de usar

Paula Roschel

Colaboração para o UOL

13/11/2017 04h00

A proteína mais abundante no corpo humano, o colágeno, tem papel fundamental na saúde e na beleza: além de preservar a pele sem rugas, cabelos com brilho e unhas fortes, mantém a boa mobilidade de ossos, músculos e tendões.

Dúvidas sobre como consumi-lo e os resultados são comuns. Para esclarecê-las, especialistas contam o que é mito e o que é verdade sobre esse aliado da beleza:

Colágeno hidrolisado é o mais bem absorvido pelo corpo

VERDADE. Para a dermato funcional Vanessa Baggio, enquanto o colágeno não hidrolisado é a proteína em sua forma natural, no hidrolisado, as moléculas são quebradas para facilitar a absorção pelo organismo, sem perder as propriedades benéficas.

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A ciência ainda não comprovou os benefícios

MITO. “Há inúmeras evidências sobre o efeito positivo da ingestão de colágeno hidrolisado no rejuvenescimento da pele”, diz Aline Olivetto, coordenadora do Centro de Pesquisa e Treinamento da Siluets Estética. “Diversos estudos científicos investigaram os benefícios da ingestão de colágeno para o organismo", complementa Natália Mendes Gomes, farmacêutica da RTK Cosméticos.

Consumir em excesso pode dar dor de barriga

DEPENDE. Não existe unanimidade entre os especialistas sobre o desconforto intestinal ocasionado pelo uso excessivo do colágeno, mas eles tendem a associar o consumo exagerado com certos problemas abdominais, principalmente pela forma de ingestão, como balas, sucos e chocolates. Para a nutricionista da Sundown Vitaminas, Natália Alcântara, também é importante ficar atento à quantidade total de proteínas ingeridas durante o dia e a hidratação adequada, para que não haja sobrecarga renal. A dosagem recomendada diária é de 8 a 10 gramas.

É um bom aliado na dieta

VERDADE. A farmacêutica Natália Mendes Gomes afirma o colágeno é um bom aliado de dietas de baixas calorias, devido ao alto conteúdo de proteína e por não conter gordura nem carboidrato. Sua diluição em água ou em outros líquidos ajuda na sensação de saciedade.

Ajuda a aniquilar a celulite

VERDADE. “Por melhorar a firmeza e elasticidade da pele, ele atua de forma benéfica na celulite”, afirma Natália Alcântara. O período mínimo de uso é de seis semanas, quando começa a fazer efeito de fato. Após esse momento, é possível sentir melhora na pele em termos de flacidez e textura.

O colágeno de alimentos não é absorvido para trazer firmeza

MITO. “O colágeno da gelatina e do mocotó não é hidrolisado. Ele é absorvido, porém com mais dificuldade. Assim, precisamos de quantidades bem maiores, se comparado ao hidrolisado, para tratar flacidez”, diz a médica Aline Olivetto.

Como consumir?

Sachê: É a versão mais indicada para diminuir a fome e prolongar a saciedade. O conteúdo de um sachê costuma ter a dose diária recomendada, de 8 a 10 gramas.
Cápsula: Para quem não gosta do sabor adocicado do pó. Para atingir a dose diária, você tem de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia. Elas não trazem a mesma saciedade.
Bala: Essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. É bem pouco, mas vale para complementar o consumo diário da proteína. A bala também tem a vantagem de estimular a mastigação, além de enganar a vontade de comer um docinho.
Chocolate: Assim como a bala, tem pouco colágeno. Consuma-o como opção de um docinho que traz um benefício extra.

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