Topo

Como usar meia-calça: ideias para aquecer e dar estilo aos looks de inverno

Mainá Belli

Colaboração para Universa

12/07/2019 04h00

Dos acessórios de moda, as meias-calças são as queridinhas das épocas mais frias. Com tramas ou desenhos diferentes, trazem destaque e originalidade ao look invernal. Em suas versões mais clássicas, pretas e finas, servem como complementos neutros para coordenar peças e tendências.

A Universa conversou com a designer de moda Kelly Gonçalves e a consultora de moda Priscilla Guedes para descobrir truques de estilo versáteis com o acessório -- combinado com outros itens invernais ou de meia-estação. Inspire-se!

Com peças invernais:

Sobretudos aparecem inverno sim, outro também. Com comprimento alongado, da altura do joelho aos pés, são perfeitos para aquecer looks com meias-calças.

Eleja ainda trench coats e demais casacos de inverno para criar combinações estilosas.

Para não criar muitas divisões visuais, Priscilla indica apostar em meias da mesma cor dos sapatos -- especialmente se forem botas de cano longo. O resultado fica ultrassofisticado.

Se quiser apostar em um visual mais fashionista, vale usar meias com botas de cor diferentes. O truque aqui é carregar este estilo mais criativo e, claro, se sentir bem com isso.

Para dias de inverno rigoroso -- ou ainda para quem sente muito frio nas pernas -- a dica da Kelly é usar meias-calças de fios mais grossos. Ela lembra que existem no mercado variadas opções (fios 20, 40, 60, 80...) e que as mais grossas costumam ser muito confortáveis.

Dê atenção também aos materiais das peças invernais: o couro fake, por exemplo, traz aspecto pesado que contrasta com a delicadeza das meias-calças mais finas ou com tramados diferentes. O mix de ambos garante um visual interessante, especialmente em looks preto total.

Tweeds, lãs e pelos sintéticos também garantem textura e aquecem os looks. Aposte em conjuntinhos, casacos, jaquetas e blazers alongados nos materiais.

Looks com meias-calças e peças de meia-estação:

Meias-calças garantem que saias leves ou fluidas sejam aproveitadas também nos dias frios. Se a ideia for um visual mais alinhado, dê preferência a peças em tons fechados ou sóbrios, como marinho, cinza, vinho e verde-escuro.

Vestidos curtos também seguem a proposta. Finalize o look com jaquetas de sarja e botinhas para novas possibilidades charmosas e quentinhas na medida.

Já pensou em combinar saias jeans com meias finas? A mistura é prova de que é possível trazer versatilidade ao nosso guarda-roupa. Finalize com tênis para uma produção despojada ou com sapatilhas para versões românticas.

Duas tendências da vez, saia xadrez e blusa de gola alta ganham ares descolados quando finalizadas por meias-calças. Aposte!

5 dicas extras das especialistas:

  • As meias-calças com desenhos costumam ser ainda mais delicadas que as tradicionais. Para evitar rasgos e a distorção das tramas, Priscilla aconselha escolher sempre um número maior da peça.
  • Para manter o visual elegante, preste atenção à qualidade das peças coordenadas com as meias. Tecidos nobres e bons acabamentos sofisticam instantaneamente as composições.
  • Outros acessórios favoritos em dias de baixas temperaturas são os cachecóis, lenços e echarpes. Use os coloridos para trazer pontos de destaque nas produções invernais com meias-calças ou em cinza, bege e branco para sobreposições de neutros.
  • E por falar em sobreposições, elas são chave dos looks de inverno. Por que não usar então meias com desenhos por baixo de jeans com rasgos ou para destacar saias com transparência? O detalhe é sutil e criativo!
  • Em ambientes que exijam formalidade, Kelly indica usar peças mais clássicas, neutras e sem interferências. Para ela, os modelos de fios mais finos e opacos são os ideais em eventos sociais. Contudo, se o look permitir originalidade, está liberado usar e abusar das meias-calças nas variadas possibilidades e espessuras que o acessório carrega.