Topo

Outono-inverno: como se vestir e fugir de looks óbvios (e das calças jeans)

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Laura Reif

Colaboração para Universa

22/05/2019 04h00

Quando chega a época de frio, muita gente comemora por poder usar calças e jaquetas, mas também há quem tenha dificuldade de montar combinações estilosas. Para resolver o look do dia de maneira prática, a calça jeans acaba sendo uma saída para todos os dias. Mas como fugir dela -- e do óbvio -- para se vestir no outono-inverno?

Sobreposição é uma técnica antiga. A mais básica, que todo mundo usa, é o casaco ou jaqueta por cima da camiseta, mas há muito mais que podemos fazer na hora de brincar com camadas. Especialista no assunto, a consultora de estilo Evlyn Pires tem conselhos valiosos para compartilhar com quem quer aprender novas combinações para os dias frios sem ter que recorrer todo dia às calças jeans.

Olhar para as demais calças é o primeiro exercício para ver as diversas possibilidades de uso, ensina a consultora. "As mais leves ou pantacourts podem ser usadas com meias nos dias mais frios." As de alfaiataria seguem o mesmo caminho, até mesmo aquelas mais curtas ou com barrinhas dobradas: combine-as com meias mais grossas e opacas.

Você não quer usar calças de jeito nenhum? Calma! Há inúmeras combinações que podem ser feitas com vestidos e saias e são à prova de frio. "Tente usar peças como camisas, blusas e camisetas por cima dos vestidos. Transformá-los em 'saias' também é uma maneira de aproveitá-los mais", afirma Evlyn. Também vale misturar moletom com saia.

A principal dica é se conhecer e entender o que realmente funciona pra você. "Brincar com sobreposição é uma maneira de exercitar a criatividade e versatilizar o guarda-roupa", explica. Ela dá alguns exemplos de composições para ajudar:

  • Meia-calça + vestido + cardigã;
  • Meia-calça + vestido + jaqueta de couro;
  • Short + meia-calça + tricô + casaco ou blazer na linha do quadril;
  • Pantacourt + meia-calça + tricô + trench coat;
  • Saia mídi + meia-calça ou meia 3/4 + moletom ou tricô pesado;

Os macacões e macaquinhos do verão também podem fazer parte do seu armário de inverno. Sobreponha camisas, blusas e tricô. "Para os modelos com alças, podemos usar com uma camiseta ou suéter de gola alta por baixo. Para os macaquinhos e macacões pantacourt, a dica é usar com meias, brincando com cores, texturas e comprimentos", ensina.

Falando em meias, e as 7/8, aquelas que chegam até um pouco acima dos joelhos? "Minha sugestão é usá-las com sapatos mais pesados e acessórios mais dramáticos, de metal. Ou com peças mais minimalistas ou com pegada mais over, brincando com as proporções", conta a consultora. Botas acima do joelho também entram na mistura.

Para finalizar seu visual trabalhado em camadas, aposte nos acessórios. Não só os cachecóis e luvas, mas também golas, lenços e outros. A dica é entender qual modelo faz sentido dentro do seu guarda-roupa, além da função básica de aquecer. "Pensar nos acabamentos, cores, tecidos e texturas que de conversem com o todo, isso vai facilitar a mistura deles nesse baile todo", aconselha Evlyn.