Topo

Como dar estilo para roupas pretas? Veja 12 dicas criativas para usar a cor

Mainá Belli

Colaboração para Universa

11/06/2019 04h00

Usar roupas pretas não é sinônimo de preguiça na hora de se vestir. Do contrário, a cor é tão versátil que nos permite combinar e recombinar as peças que já temos no guarda-roupa, ousar em modelagens e criar sobreposições com maestria -- principalmente agora no outono-inverno. Com tantas possibilidades, não dá nem para enjoar do visual preto total.

Outra vantagem é que a cor não está associada a tendências efêmeras e sempre fará parte das coleções de moda -- não importa o seu estilo ou qual seja a estação.

Para a figurinista e diretora de arte Isadora Gallas, na hora de usar a cor vale assumir que está toda de preto e ficar bem com isso. Ela considera que usar a cor possibilita várias alternativas de looks. Basta uma dose de criatividade e os complementos certos para transformar o look para diversas ocasiões.

Dona de um guarda-roupa totalmente preto, a stylist Thais Farage conta seu segredo: "Para usar monocromáticos -- preto, sobretudo, que é muito escuro e some com os detalhes --, é preciso pensar com mais calma nas modelagens e nas texturas. Misture mais, essa é a minha dica."

Fique a seguir com 12 truques para dar mais estilo para as suas roupas pretas:

1. Combine tecidos com aspectos diferentes:

Para Isadora -- que aplica truques semelhantes para vestir artistas como Anelis Assumpção, Marina Lima e Tulipa Ruiz --, uma dica preciosa de estilo é combinar mais de um tecido nos looks. A ideia é brincar com tramas distintas entre si e garantir originalidade. O cetim, por exemplo, traz brilho que contrasta com a opacidade da camurça sintética; já os paetês trazem glamour para malhas e algodões.

Outras opções são combinações de tricôs com sarjas; moletons e tules; e couros -- ou versões de materiais sintéticos -- com peças de veludo, tecido plano ou até mesmo algodão.

2. Aposte em pelos, franjas e aplicações:

Trazendo ainda foco nos tecidos, misturar texturas ou usar peças-chaves com tramas diferentes são ótimas alternativas para estilizar looks em preto. Aposte em franjas e pelos sintéticos; em aplicações de pedrarias ou tachas; em franzidos ou babados; e no que mais a criatividade mandar. Que tal aproveitar uma tendência do momento e deixar o visual mais poderoso com um casaco de pelo?

3. Invista na transparência:

Roupas transparentes dão leveza e suavidade aos looks pretos. Um dos tecidos ideais para ser usado por cima de peças lisas, como vestidos e camisetas, é o tule, que traz efeito impactante, porém delicado. Para um visual sexy com atitude, faça como as famosas e use transparência com body ou hot pants.

4. Arremate com meias-calças:

As meias finas também têm o poder de suavizar roupas pretas. Combine-as com vestidos, shorts ou minissaias.

Meias com poás, desenhos e tramas diferentes trazem toque divertido e criativo para o look.

5. Ouse com metalizados:

Quer um pouco de brilho no visual? Aposte no metalizado, tendência forte tanto para o dia quanto para a noite. Dourados e prateados iluminam as roupas pretas, destacando-as. Invista em detalhes como colares, fivelas, correntes de bolsas e tachas. Vale usar também sapatos e bolsas, garantia de levantar o estilo.

6. Use as assimetrias em seu favor:

As roupas pretas, por serem neutras e versáteis, funcionam bem em modelagens assimétricas. Aposte!

7. Deixe parte da lingerie à mostra:

Para as mais ousadas, deixar um pedacinho do sutiã de renda preta à mostra dá charme ao look, mantendo-o sexy na medida. O legal aqui é que a lingerie apareça de maneira discreta, combinada com peças do dia a dia como camisetas de malha ou camisas.

8. Considere trazer pontos de cor ao look:

Apesar de a proposta ser o uso do preto da cabeça aos pés, o estilista e figurinista Beto Normal garante que trazer pontos de cor em sapatos, bolsas ou acessórios pode ser uma maneira de alegrar e diferenciar o look de outono-inverno. O truque é fácil e visualmente faz toda a diferença.

9. Combine com acessórios estampados:

Além das cores sólidas, acessórios com estampas clássicas funcionam muito bem para dar estilo à produção. Animal prints variados, poás e listras resolvem com elegância a questão.

10. Use decotes sofisticados:

Deixar um pouco de pele à mostra pode equilibrar os looks com roupas pretas. Vale usar blusas com decote ombro a ombro, decotes em V ou em U.

11. Dê atenção às cores na maquiagem:

Beto Normal também indica o uso de cores alegres na maquiagem. Opte por batom vermelho nos lábios ou deixe o ponto de cor nos olhos, com delineados e sombras coloridas. Mas se você for adepta de tons neutros na make, está tudo bem! O importante é se manter fiel ao seu estilo.

12. Invista na terceira peça:

O preto é a cor ideal para compor várias camadas de roupas de maneira inteligente. Em looks compostos por calças e blusas, opte por uma terceira peça sofisticada, para dar estilo à produção. Enquanto coletes e camisas arrematam visuais para o dia a dia; blazers de alfaiataria são opções perfeitas para a roupa de trabalho.