Topo

Esfoliante caseiro: 5 receitas simples e como aplicar para renovar sua pele

O produto não só ajuda a desobstruir os poros como é indicado para eliminar as células mortas - iStock
O produto não só ajuda a desobstruir os poros como é indicado para eliminar as células mortas Imagem: iStock

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

13/08/2018 04h00

Como andam seus hábitos de beleza facial? Se a esfoliação não está na sua rotina, é hora de incluí-la. Além de ajudar a desobstruir os poros, o esfoliante é indicado para eliminar as células mortas, o que ajuda na renovação da pele.

"Esse processo mantém a pele mais macia, lisa e em condições ideais para receber o creme hidratante”, explica Katia Pacheco Barbosa, esteticista e diretora do Salão Menta Pimenta, de São Paulo. O melhor é que você pode fazer seu próprio esfoliante com ingredientes caseiros. Saiba como:

Veja também

Como incluir o esfoliante na rotina de cuidados?

Antes de tudo a pele precisa estar limpa. Por isso, lave o rosto com um sabonete facial e enxágue com água fria. Depois, aplique um produto emoliente, como um demaquilante, para ajudar os grânulos a deslizarem melhor e a não machucarem a pele, indica a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo.

Passe o esfoliante fazendo movimentos circulares, por cerca de um minuto em cada área -- é importante seguir este tempo, pois os resultados dependem do atrito gerado pelas microesferas, diz Katia. Em seguida, use um tônico, dando várias batidinhas com a ponta dos dedos -- esse passo trata os poros obstruídos e dilatados. Por fim, hidrate o rosto com produto específico para o seu tipo de pele.

Importante: “O procedimento está proibido em peles com acnes inflamadas, feridas abertas, cicatrizes recentes, cortes, inflamação, psoríase, hematomas ou eczema”, alerta Valéria.

Qual a forma correta de esfoliar?

Os movimentos devem ser feitos apenas com o peso das mãos -- nada de pressionar o esfoliante com força. Outro ponto importante é o tamanho dos grânulos do produto. Quanto maiores, mais intensa a esfoliação. No rosto, use sempre versões com grânulos pequenos.

Quando usar o produto?

Depende de como está a pele do rosto. Nas secas, a cada 15 dias. Em mistas ou oleosas, de uma a duas vezes por semana, com dias bem espaçados, para dar tempo da pele se recuperar, segundo Valéria. Ela ressalta, ainda, que esfoliar o rosto com muita frequência em dias frios pode deixar a pele irritada e sensível. Ou seja, nada de exagero, ok?

Quais as vantagens das versões feitas em casa?

Os esfoliantes industrializados são feitos com microesferas de polietileno, os microplásticos. Eles são altamente poluentes, já que contaminam mares, rios e lagos, prejudicando também todos os seres que os habitam. E não é só: muitos produtos contêm parabenos, que podem causar alergia, irritação e sensibilidade da pele, de acordo com a dermatologista. Assim, as versões naturais, orgânicas ou caseiras são mais seguras para o meio ambiente e para o organismo. Mas lembre-se: elas devem ser preparadas na hora e utilizadas imediatamente. Por não terem conservantes, não podem ser guardadas para uso posterior, alerta a especialista em estética e cosmetologia Isabel Piatti, de Curitiba (PR).

Um esfoliante para chamar de seu

Isabel e Kátia ensinam cinco receitas fáceis de esfoliantes. Com ingredientes naturais e cheios de nutrientes, eles vão deixar a pele macia e iluminada

Xô, oleosidade:

Misture uma colher (café) de mamão papaia com duas colheres (café) de açúcar cristal em uma tigela pequena. Aplique no rosto, fazendo movimentos circulares. Enxágue com água fria ou morna.

Hidratação poderosa

Acrescente em um recipiente duas colheres (café) de açúcar de coco a uma colher (café) de óleo de coco. Mexa bem e passe sobre o rosto, em movimentos circulares. Enxágue bem.

Peles normais merecem carinho

Coloque em um bowl uma colher de sopa de açúcar e outra de iogurte. Misture bem e aplique no rosto, em movimentos circulares. Lave com bastante água.

Seu rosto calminho, calminho

Em uma vasilha, misture quatro colheres de sopa de mel e uma colher de sopa de fubá de milho. Misture os ingredientes e aplique, fazendo movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos e, em seguida, enxágue com água fria.

Sempre jovem

Junte, em um pote raso, uma colher (café) de abacate, uma de mel e outra de aveia em flocos finos. Passe com movimentos circulares lentos e lave bem.