Robô entrega pílulas abortivas em manifestação na Irlanda

Na última sexta-feira (25), os irlandeses aprovaram em referendo a legalização do aborto em todo o país – menos na Irlanda do Norte, região que pertence ao Reino Unido e ainda não pode recorrer ao procedimento legalmente nem em casos de aborto.
Ativistas pelos direitos da mulher, no entanto, encontraram uma forma para lá de inusitada de levar a solução às mulheres desta parte do país: robôs.
Veja também:
- Aborto na Irlanda: veja quais famosos se declararam a favor da causa
- Kim Kardashian visita Casa Branca por reforma da justiça carcerária
- "Não é fácil mexer com homem que tem dinheiro", diz Luiza Brunet sobre o ex-marido Lírio Parisotto
A experiência aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) em Belfast, Irlanda do Norte, durante um protesto pela descriminalização de mulheres que abortam.
Em meio à grande presença policial na manifestação, um pequeno robô carregando uma caixa branca foi até uma mulher grávida que, ajoelhada, tirou do pacote um comprimido que parece ser abortivo e o ingeriu, em frente às câmeras.
A manifestante que tomou a pílula foi leva a interrogatório, mas não foi presa – em abril, o conselho da cidade de Belfast votou e decidiu não mais processar mulheres que forem flagradas ingerindo medicamentos abortivos.
O robô, que é operado fora do Reino Unido, deu às caras na Irlanda do Norte apenas para participar das manifestações.
Em comunicado à imprensa, os grupos responsáveis pela manifestação – Women Waves, Women On Web e ROSA Northern Ireland – disseram que não vão usar a máquina para fazer novas entregas tão cedo no país e que a ação desta semana foi uma forma de demonstrar como as mulheres precisam recorrer a métodos absurdas para abortar com segurança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.