Topo

Robô entrega pílulas abortivas em manifestação na Irlanda

Máquina é operada fora do Reino Unido - Reprodução/Women On Waves
Máquina é operada fora do Reino Unido Imagem: Reprodução/Women On Waves

Da Universa

01/06/2018 15h42

Na última sexta-feira (25), os irlandeses aprovaram em referendo a legalização do aborto em todo o país – menos na Irlanda do Norte, região que pertence ao Reino Unido e ainda não pode recorrer ao procedimento legalmente nem em casos de aborto.

Ativistas pelos direitos da mulher, no entanto, encontraram uma forma para lá de inusitada de levar a solução às mulheres desta parte do país: robôs. 

Veja também: 

A experiência aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) em Belfast, Irlanda do Norte, durante um protesto pela descriminalização de mulheres que abortam. 

Em meio à grande presença policial na manifestação, um pequeno robô carregando uma caixa branca foi até uma mulher grávida que, ajoelhada, tirou do pacote um comprimido que parece ser abortivo e o ingeriu, em frente às câmeras. 

A manifestante que tomou a pílula foi leva a interrogatório, mas não foi presa – em abril, o conselho da cidade de Belfast votou e decidiu não mais processar mulheres que forem flagradas ingerindo medicamentos abortivos. 

O robô, que é operado fora do Reino Unido, deu às caras na Irlanda do Norte apenas para participar das manifestações.

Em comunicado à imprensa, os grupos responsáveis pela manifestação – Women Waves, Women On Web e ROSA Northern Ireland – disseram que não vão usar a máquina para fazer novas entregas tão cedo no país e que a ação desta semana foi uma forma de demonstrar como as mulheres precisam recorrer a métodos absurdas para abortar com segurança.