Topo

Mix de estampas: como combinar diferentes modelos no mesmo look sem erro

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

26/02/2019 04h00

Combinar diferentes estampas exige ousadia e criatividade. Para o resultado ter harmonia e estilo, existem dicas bem simples: a primeira delas é deixar as estampas "conversarem" entre si, deixando pelo menos uma cor do desenho de uma peça se repetir na outra.

Na dúvida, o espelho pode ser o maior aliado. "Se algum item causar um certo estranhamento, confie na intuição e substitua. Isso vale também para acessórios", afirma a consultora de estilo Donatta Coradi, do Help Manas.

Como começar?

O stylist Nilo Caprioli acredita que para combinar estampas sem poluir ou deixar a produção "bagunçada", é preciso levar em conta os temas, cores e tipos de padronagens. Para iniciantes, a dica é apostar em peças com desenhos de apenas duas cores, seja preto e branco, branco e azul ou vermelho e preto.

"Não necessariamente estampas iguais, mas que tenham tonalidades em comum", garante Caprioli. Por exemplo, uma peça de bolinha preta e branca e outra floral no mesmo tom. Ou xadrez com duas tonalidades na parte de cima e listras da mesma cor embaixo.

Há também a opção de combinações que já vêm prontas, como o caso do patchwork, que reúne no mesmo tecido retalhos de estampas diferentes. "Outra dica é o trio camisa estampada, calça lisa e sapato estampado. Como as estampas ficam distantes, não causa estranheza para quem está usando", diz Donatta.

Misturas certeiras

Existem algumas estratégias para fazer combinações que deixam o visual menos poluído e mais elegante. Uma delas é misturar estampas clássicas, como gravataria com florais, listras com poás, xadrez com outras gráficas e flores com bolinhas.

Outra dica é mesclar tamanhos miúdos com outros grandes. Trocar as cores do fundo, misturando a base escura com estampa clara com outra peça fundo claro com padronagem escura também funciona na medida certa.

"Uma regra básica para não errar no mix é fazer usar estampas com cores similares, traços parecidos entre si, misturas que ficam visualmente harmoniosas", recomenda Caprioli.

Apostas de verão

O liberty, aquela estampa com flores bem pequenas, pode parecer difícil de misturar, mas apenas mudando a cor floral em uma segunda peça é possível criar um look fresco e com a cara do verão.

Diferentes tamanhos de folhagens também estão em alta, assim como um mix de estampas gráficas, como listras e xadrez. "Outra dica é o tie dye: misturar duas peças neste estilo, mesmo em cores diferentes, deixa o look vibrante e divertido. É sucesso na certa!", explica Donatta.