Topo

Estampa de folhagem pode desbancar as flores no seu armário do verão 2018

Nara Alves

Colaboração para o UOL

14/11/2017 04h00

As plantas invadiram as nossas casas no movimento urban jungle e, agora, também devem dominar o nosso guarda-roupa. Neste verão, a estampa de folhagem é uma alternativa mais sóbria e moderna à padronagem de flores que costumava reger os nossos looks nos dias mais quentes.

De acordo com o Pinterest, as buscas pela estampa aumentaram 160% nos últimos três meses no Brasil. E as folhas de Costela de Adão, Samambaia e Jiboia já estão em peças de fast-fashions e nos looks das fashionistas.

Quer tentar uma coisa nova neste Verão? O UOL Estilo dá algumas dicas com a ajuda da consultora de imagem e influencer Thais Farage:

No look praiano, prefira a leveza

Linho, algodão e cores claras são apostas certeiras para ter um look cheio de folhas e praiano. Se quiser deixar ainda mais tropical, combine com peças coloridas. "Em cores divertidas, como rosa e amarelo", pontua Farage.  

 

Para o visual urbano, mistura de estampas é a chave

Você prefere o asfalto à areia, mas ainda assim quer vestir a tendência? De acordo com Thais, uma boa saída para escapar do look praiano é combinar a estampa de folhagem com outras padronagens. "Com peças de listras mais finas, por exemplo, fica sempre legal", diz a consultora. Vale também usar a estampa em peças inusitadas, como, em vez da saída de praia, em um terno feminino.

 

 

Dá pra usar mesmo sendo discretinha

Você também não precisa andar por aí com uma Samambaia no pescoço. Uma forma discreta para brincar com a padronagem é vesti-las em detalhes. "Vale usar em algum acessório longe do rosto, tipo bolsa ou sapato", exemplifica Thais Farage,

 

 

Proporção é sua melhor amiga

Se acha que a estampa pode alongar ou achatar demais a sua silhueta, preste bastante atenção na proporção das folhagem em relação à sua altura. "Se você é bem pequena, estampas menores costumam funcionar melhor. Se você é mais alta, estampas um pouco maiores ficam legais. Mas tem que provar e decidir junto com o espelho!". Ou seja…

 

 

...Regra para usar: não há regras

Não existe um tipo de corpo para apostar na estampa de folhagem, mas é importante se perguntar se ela tem a sua vibe. A estampa de flores é bem romântica, muito diferente da de folhagem, que tem uma pegada tropical. "Minha dica é justamente pensar: 'é esse o mood que eu curto?'", aconselha Farage. Se combinar com você, é só se jogar.