Topo

Beabá do xadrez: conheça as padronagens da tendência que vai dominar 2018

A duquesa Kate Middleton já aderiu ao xadrez - Getty Images
A duquesa Kate Middleton já aderiu ao xadrez Imagem: Getty Images

Marcela Duarte

Colaboração para Universa

29/03/2018 04h00

O xadrez sempre foi associado ao inverno e, nesta temporada, ele volta com tudo, já que é a grande tendência do outono e inverno 2018. É uma padronagem muito clássica e que sempre é revisitada na moda para os dias frios, pois confere um ar mais elegante, misterioso e sisudo, tudo a ver com a estação. Mas o xadrez, na verdade, é uma padronagem que tem muitas variações. Para não se perder em tantos quadrados e listras, conversamos com a youtuber e jornalista especialista em moda Camila Gaio, que explicou tintim por tintim as diferenças entre eles e deu dicas de como incorporar a tendência sem que fique datada. Confira!

Príncipe de Gales

É um xadrez composto de linhas geralmente finas, com padrões que se repetem formando quadradinhos. Pode ter também uma linha vermelha (algumas versões modernas trazem essa linha em outras cores, como rosa e amarelo). Segundo Camila, esse é o xadrez mais em alta agora.

Pied-de-poule

O pied-de-poule, que significa pé de galinha em francês, não é formado por linhas, mas por esse desenho que parece um pé de galinha. É muito comum no preto e branco, mas pode aparecer em outras cores. Foi eternizado por Coco Chanel na década de 1930. Camila, que não é muito fã do visual pied-de-poule dos pés à cabeça por ser muito marcante, aconselha deixar o pied-de-poule para alguns acessórios como uma bota.

"A bota branca é uma aposta da temporada, mas se você tem a sensação de estar com um pé de gesso, vá na botinha de pied-de-poule que você mata duas tendências numa peça só.” Outra proposta muito interessante é colocar uma peça em vermelho. "Se você vai usar um vestido no pied-de-poule preto e branco, você pode colocar uma bolsa vermelha para dar um ponto focal do look e deixar a produção mais equilibrada”, diz Camila. A blogueira Silvia Zamora optou pelo ponto pied-de-poule com focal no brinco vermelho. 

Veja também

Tartan

O tartan é o xadrez mais tradicional e pode ser de muitas cores, mas sua origem vem do xadrez escocês vermelho. É uma padronagem que mistura linhas mais finas a outras mais grossas, quadrados maiores e menores. "É um xadrez que tem que ter cuidado porque, como ele veio dessa herança escocesa, você precisa atualizar o look para não parecer que está fantasiada de época”, alerta Camila.

Ela sugere que, se você for colocar um vestido tartan vermelho, coloque uma botinha mais rock’n’roll ou um coturno com um solado tratorado. Outra opção é deixar o tartan para uma jaqueta e usar um visual mais tranquilo embaixo. Para quem não quer errar: opte por um casaco que tenha tartan só nos detalhes, como punho e gola. "O importante é que você consiga equilibrar o visual para que não fique exagerado. Misture com elementos mais modernos para trazer esse visual para 2018.” Uma forma bem fácil de atualizar o tartan é escolher peças coloridas, como fez Camila Coutinho.

E aqui Candela Novembre mostra que o tartan é fácil de usar:

Vichy

"É meu queridinho, amo de paixão”, confessa Camila. O vichy, eternizado por Brigitte Bardot, é aquela padronagem da toalha de piquenique, bem simples, em duas cores. Camila brinca que o vichy "foi resgatado das cinzas da moda no ano passado". Se tem um xadrez que tem mais a ver com o verão, é esse! "Ele estourou no verão passado, então a gente viu muito no branco com azul, amarelo, rosa claro, e agora no inverno a gente continua usando o vichy, mas em cores invernais: no preto com branco, no branco com roxo, com azul escuro.”

A youtuber explica que o vichy tem um ar mais romântico, então fica muito legal se você conseguir quebrar um pouco esse visual. "Se vai colocar um vestido vichy rodado, traz uns acessórios mais invernais mesmo. Vale colocar uma bota pesada, uma jaqueta de couro.” Thássia Naves combinou o top vichy com um conjunto esportivo, que também funciona muito bem para quebrar o ar romântico.

Buffalo check

O desenho do buffalo check parece um vichy enorme e ficou muito conhecido no preto e vermelho. Para não ter erro: essa é a padronagem do que ficou conhecido como camisa de flanela dos lenhadores. "Fica muito legal se você pegar a camisa de flanela xadrez vermelha e preta e colocar com uma regata branca, uma calça skinny e uma botinha super rock’n’roll. Se você quer uma coisa mais elegante ou trabalha em um ambiente mais formal e quer usar essa camisa, pode abotoar até o final, colocar um máxi colar por cima, uma saia lápis e um escarpim de verniz.” Para quem tem um estilo mais alternativo, ela sugere colocar um shorts desfiado, botinha e a camisa aberta por cima de uma camiseta de banda. A editora de moda Giovanna Battaglia mostra que o xadrez buffalo check pode ficar bem até mesmo abaixo de neve (e ela ainda coloca uma dose de irreverência na bolsa de palha).

Grid

Em inglês, grid quer dizer grade, e nada mais é que aquele xadrez que parece que foi riscado à régua em cima do tecido. Segundo Camila, o grid traz mais de leveza para os looks de inverno, o que é legal principalmente para quem mora em cidades não tão frias e que querem usar o xadrez. "Fica muito elegante também para situações de trabalho. A gente vê muita gente usando no branco com a listra preta, mas tem outras possibilidades também. E o legal é que você vê muito pouco da listra e muito mais do fundo, então o visual fica mais limpo e mais elegante.” Camila Coelho mostra dois jeitos de usar o grid.

Burberry

É um xadrez mundialmente conhecido e patenteado nessas quatro cores: bege, branco, preto e vermelho. Foi criado por Thomas Burberry para ser usado no forro dos famosos trench coats, e acabou tornando a Burberry uma marca de luxo na década de 1920. Camila recomenda cautela.

"É sempre difícil usar, é muito marcante, então é sempre bom deixar para alguns pontos, como acessórios: bota, guarda-chuva, forro do casaco, ou um lenço bacana que você consiga amarrar na alça da bolsa ou no pescoço." Isso porque o xadrez Burberry tem uma pegada superclássica. “É muito difícil criar um visual moderno com ele, a não ser que você misture esse trench coat forrado de xadrez Burberry com outras peças modernas.” Em se falando de tornar o look atual, Cara Delevingne dá aula.