Topo

Dossiê jeans: todos os diferentes estilos e modelagens da clássica calça

Calça jeans não é tudo igual, não! - Reprodução/Pinterest
Calça jeans não é tudo igual, não! Imagem: Reprodução/Pinterest

Thais Varela

Colaboração para Universa

27/03/2018 09h20

Unanimidade entre os mais diferentes armários, a calça jeans é, sem dúvida, uma das peças mais versáteis na hora de montar uma produção. Mais de 145 anos depois de sua criação — obrigada, senhor Levi Strauss! —, novos modelos, lavagens e comprimentos continuam surgindo e podem ajudá-la a criar looks sofisticados (sim!), mas com facilidade.

Confira as principais tendências do momento e como usá-las:

Leia mais:

Flare

Com uma modelagem que começa justa na parte da coxa e se alarga abaixo do joelho, ela é um dos modelos mais democráticos. A dica na hora de escolher a sua é ficar de olho no comprimento da barra, que deve cobrir praticamente todo o sapato.

"A flare equilibra as proporções entre a parte superior e a inferior do tronco e realça o contorno do corpo feminino, fazendo o que chamamos de linha em 8 aquela silhueta em que os ombros são menores, a cintura marcada e a parte inferior da peça desce aberta , explica a consultora de estilo Chris Francini.

Boyfriend

A calça boyfriend traz o cavalo e a cintura mais baixos e uma modelagem larguinha, ou seja, é a união perfeita entre estilo e conforto. Despojada, a peça pode ser usada com as barras dobradas e é uma ótima opção para atualizar o combo jeans e camiseta branca. "Para quem tem o quadril largo e acha que a peça oversized não cairá bem, a dica é usá-la com um top ombro a ombro para equilibrar a silhueta, destacando a região superior", aconselha Chris.

Mom Jeans

A cintura alta, com modelagem reta e tecido mais rígido são as principais características desse modelo que ficou famoso por lembrar as calças usadas pelas mães nos anos 90. Para criar looks moderninhos, combine-o com peças mais justas na parte de cima.

Pantacourt

Informação de moda é a definição certa quando pensamos nessa calça. Com o comprimento mais curto e barra larga, ela tende a achatar levemente a silhueta, por isso o salto alto pode ser um bom complemento aqui. Quem prefere sapatos flats, pode apostar na sapatilha de bico fino ou em tons nudes, que ajudam a alongar as pernas e equilibrar o conjunto.

Destroyed

Jeans rasgado foi tendência nos anos 90, mas ainda faz sucesso nos dias de hoje. Para montar looks despojados, opte por modelagens mais larguinhas nas peças com muitos rasgos e deixe as calças skinny para versões com cortes mais concentrados, como, por exemplo, nos joelhos.

Cropped

Deixar um pouco de pele à mostra está com tudo e é uma ótima alternativa para aqueles dias de verão. Combine o jeans cropped com blazer e mocassim para um compromisso de trabalho e aposte no salto alto e blusa de alça fina para a balada.

Skinny

Queridinha das brasileiras, a versão com cintura alta deste modelo é ótima para alongar a silhueta. Por ser um dos tipos mais versáteis de jeans, a skinny é perfeita para transitar do visual mais casual, com um tênis e uma t-shirt, por exemplo, a um look sofisticado com camisa e salto alto. "Por ter a modelagem justa, a calça realça o formato das pernas. Para quem quer usá-la, mas prefere disfarçar um pouco a região, a dica é optar por modelos de lavagem escura", explica Chris Francini.

Leia mais:

Baggy

Direto dos anos 90, este modelo oversized traz a moda grunge da época de volta. A modelagem mais larga na parte de cima e um pouco mais justa na barra faz com que o quadril fique destacado. Por isso, a dica na hora de montar uma produção com ela é investir em um top com decote para equilibrar as proporções.

As barras da vez

Desfiada, dobrada ou assimétrica, elas são garantia de uma produção com muito estilo. E sabe o melhor dessa tendência? Elas são fáceis de fazer! Que tal apostar em um DIY para atualizar aquela calça mais antiga que anda encostada no armário?