Moda

Clochard, pantacourt, jogging: conheça e aprenda como usar as calças da vez

Reprodução/Pinterest
Veja como usar cada modelagem de calça Imagem: Reprodução/Pinterest

Thais Varela

Colaboração para Universa

07/04/2018 04h00

Peça curinga do guarda-roupa, a calça é a opção perfeita para arrematar o look nas mais diversas ocasiões. Mas, engana-se quem acha que, por ser versátil, ela é sinônimo de produção sem graça ou só de calça jeans básica.

Se no passado as mulheres não podiam usar a peça (a calça só passou a fazer parte do vestuário feminino, de fato, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres precisaram ocupar posições de trabalho em fábricas e indústrias), hoje opções e diferentes modelos não faltam. Confira abaixo algumas versões que valem a sua atenção e veja como usá-las.

Veja também

Clochard

Direto dos anos 80, a clochard de cintura alta e barra afunilada traz o volume no quadril, que era típico da década, atualizado em uma modelagem mais sutil. Unindo conforto e elegância, a calça clochard fica bem com diversas combinações e a consultora de estilo Ucha Meirelles dá a dica: "Por ter a forma mais larga, ela fica ótima com uma parte de cima sequinha e um acessório para marcar a cintura. Escolha um cinto ou faixa fino com, mais ou menos, dois dedos de largura. Evite o modelo grosso, pois ele cria um formato de bloco que não valoriza a região".

Jogging

A modelagem esportiva dessa calça não é impedimento para montar um look elegante, pelo contrário, ela dá à produção mais informação de moda. Invista em modelos com tecidos sofisticados, como seda ou crepe, para ocasiões sociais e versões despojadas para o dia a dia. "Na produção casual, a jogging fica linda com sapatilha ou tênis estilo náutico combinados a uma camiseta. Para deixá-la mais arrumada, invista em acessórios de couro e um colar que chame atenção", aconselha Ucha.

Pantacourt

A barra larguinha e comprimento mais curto da pantacourt são a combinação perfeita para deixar o visual cheio de estilo. Com essa modelagem que chama atenção para a parte do tornozelo e pés, a calça é uma boa opção para quem quer disfarçar o quadril. "O salto cai muito bem com ela, pois alonga a silhueta, e as sandálias blocadas são boas escolhas para ficar confortável durante todo dia. Já para quem optar por sapatos baixos, o ideal é usar calças que são mais curtas para deixar um pouco de pele à mostra", explica Ucha.

Dica esperta: com um corte que achata a silhueta, uma alternativa para driblar essa questão sem depender do salto é escolher um modelo de tecido plissado. As pregas dão a impressão de alongamento, além de serem lindas!

Legging

Direto do ambiente esportivo, a legging ganhou versões mais elaboradas e conquistou espaço no armário do dia a dia. Ela é uma ótima pedida para o inverno, por isso invista em modelos com tecidos sofisticados, como o couro, para a estação.

Por ter a modelagem justa, a legging marca mais o formato das pernas e quadril e a dica para quem quer usá-la, mas não gosta de peças coladas nessas regiões, é combiná-la a uma parte de cima larga e comprida, como uma camisa oversized ou um cardigan longo.

Pantalona

Roupas amplas são tendência para este verão e trazem uma silhueta fluida e elegante para o look. Diferente da flare, a modelagem da pantalona vem larguinha desde a cintura e acaba em uma barra comprida, que ajuda a alongar as pernas. "Mesclar a calça mais clássica com peças modernas cria um contraste super atual. Para o verão, aposte na pantalona de seda combinada ao cinto de corda. Assim, você brinca com um tecido nobre e um acessório de material mais simples", aconselha Ucha.

Cargo

A calça cargo tem estilo militar e é considerada praticamente um clássico do guarda-roupa. Sua versão com bolsos e de cor cáqui é uma das mais populares e fica linda combinada a acessórios mais femininos, como sapatos de salto alto e colares compridos. 

Reta

Normalmente associada ao ambiente corporativo, a calça reta tem uma modelagem mais básica, que não marca muito as curvas e fica bem com diferentes composições. "O conjunto de terninho com a calça reta está super em alta e você pode combiná-lo a um sapato mais pesado, como uma sandália trabalhada com pedras ou um oxford. É possível quebrar o ar mais careta apenas mudando o calçado", finaliza Ucha. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Ana Aoun
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Bloomberg
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Bloomberg
Da Universa
Da Universa
Da Universa
BBC
Ana Aoun
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
BBC
Da Universa
Da Universa
Bloomberg
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Ana Aoun
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Ana Aoun
Da Universa
Topo