Topo

Beleza


Beleza

Cosméticos com efeito Cinderela: vale a pena apostar nesses produtos?

iStock
As substâncias mais usadas são DMAE, Sesaflash, Tensine e Raffermine Imagem: iStock

Renata Telles

Colaboração para Universa

2019-02-14T04:00:00

14/02/2019 04h00

Que tal suavizar as linhas de expressão sem precisar passar por procedimentos em consultórios ou cirurgias? Essa é a promessa dos cosméticos com "efeito Cinderela", que promovem uma espécie de lifting temporário no rosto. Esse "Photoshop" na pele ocorre graças ao efeito tensor desses produtos, que atenuam as linhas finas e reduzem bolsas -- por algumas horas.

Mas será que esses cosméticos podem fazer mal à pele? Por quanto tempo podem ser usados? Conversamos com dermatologistas para entender melhor quais são os prós e os contras:

Quais ingredientes são usados e como funcionam?

O "efeito Cinderela" acontece graças ao efeito tensor desses produtos, feitos à base de proteínas: ao serem aplicadas no rosto, elas se desidratam e se retraem. As substâncias mais usadas são DMAE, Sesaflash, Tensine e Raffermine. "O principal cuidado é escolher marcas com boa reputação. Se for mandar manipular uma fórmula, faça isso em farmácias confiáveis e em concentrações altas e apropriadas, de acordo com as recomendações do médico", explica o dermatologista Alberto Cordeiro, de São Paulo. O ácido hialurônico também é um ativo bastante usado nesses produtos. "Ele atrai a água para o local e por isso deixa a pele mais hidratada e com linhas menos visíveis", afirma a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo.

Posso usar esses produtos todo dia?

Quanto mais se usa esse tipo de cosmético, maiores são as chances de se sensibilizar a pele. "Se houver tendência alérgica a algum componente, com o passar do tempo o organismo pode rejeitar o produto", afirma Carla. É melhor deixar os cremes mágicos apenas para ocasiões especiais, como casamentos ou festas.

Em quanto tempo o efeito passa?

A maioria dos cosméticos dura de duas a quatro horas. Por isso, é importante aplicá-lo pouco antes de seu compromisso, com a pele devidamente limpa e seca. "Não se decepcione se o efeito acabar no meio de uma festa", ressalta Alberto. Segundo o dermatologista, é importante escolher uma opção que seja específica para a sua pele. "A oleosa se dá melhor com séruns ou loções, já a seca vai bem com cremes", diz.

Posso ter alergia?

Para evitar surpresas, antes de aplicar o creme no rosto, vale testá-lo em uma área pequena, como no pulso. Fique também de olho no rótulo -- há produtos hipoalergênicos, formulados de maneira a minimizar o aparecimento de alergias. "Procure investir em cosméticos que não contenham substâncias com potencial alergênico, como os parabenos, que são conservantes", ensina Carla.

Tenho muita flacidez. O produto vai funcionar?

Quem tem flacidez excessiva no rosto talvez não sinta tanto os resultados dos cosméticos com efeito lifting. "Por melhor que seja o creme, ele não é capaz de alisar totalmente a pele", diz Alberto.

Confira alguns produtos com efeito Cinderela disponíveis no mercado: