Topo

Emma Watson faz carta a mulher que motivou debate sobre aborto na Irlanda

Dia Dipasupil/Getty Images
Imagem: Dia Dipasupil/Getty Images

Da Universa

01/10/2018 10h18

Poucos meses depois da revogação da lei que proibia o aborto na Irlanda, Emma Watson se dirigiu diretamente à mulher que motivou uma série de debates sobre o tema.

Morta em 2012, a dentista Savita Halappanavar foi o grande símbolo da causa e motivou ativistas no país e no mundo.

Veja também

A atriz foi convidada pela revista "Porter" a escrever uma carta a aberta a Savita: "Foi uma grande honra ser convidada pela Porter a prestar meu respeito ao legado da Dra. Savita Halappanavar, cuja morte empoderou a determinação de ativistas para mudar as leis de aborto irlandesas e lutar pela justiça reprodutiva pelo mundo".

"Você não queria se tornar o rosto de um movimento; você queria realizar um procedimento que teria salvo sua vida. Quando surgiram as notícias de sua morte em 2012, o urgente chamado de ativistas irlandesas reverberou pelo mundo - revogar a 8ª emenda da constituição Irlandesa. (...) Compartilhando o luto e esperança com o mundo, sua família apoiou publicamente o "Juntas Pelo Sim" (...). Por você e aqueles forçados a viajar ao Reino Unido para ter acesso seguro ao aborto legal a justiça foi conquistada com esforço. Da Argentina a Polônia, leis restritivas de aborto punem e amedrontam meninas, mulheres gestantes", disse Emma em trechos da carta.