Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Cientista Marie Curie lidera enquete sobre mulheres que mudaram o mundo

Os cientistas Madame Marie Curie e Pierre Curie em seu laboratório, na França - AP Photo
Os cientistas Madame Marie Curie e Pierre Curie em seu laboratório, na França Imagem: AP Photo

Da Universa

09/08/2018 12h00

A polonesa Marie Curie (1867-1934) foi a primeira pessoa a conquistar o Prêmio Nobel em dois campos diferentes da ciência e mais de cem anos depois continua como uma das figuras femininas de maior destaque da história. Em enquete promovida pela BBC History Magazine, a cientista liderou a lista de "100 mulheres que mudaram o mundo".

Marie Curie lidera a lista que conta com Rosa Parks, Emmeline Pankhurst, Ada Lovelace, Rosalind Franklin, Margaret Thatcher, Angela Burdett-Coutts, Mary Wollstonecraft, Florence Nightingale, Marie Stopes, Virgem Maria, Jane Austen, Lady Di e Madre Teresa.

Veja também

A história de Marie

Em julho de 1898, ela anunciou, juntamente com o marido, Pierre Curie, a descoberta de um novo elemento químico, o polônio - que recebeu esse nome em homenagem ao seu país de origem. Em 1903, Marie Curie ganhou o Prêmio Nobel de Física ao lado do marido e de Henri Becquerel. Oito anos depois, conquistou o segundo Nobel - desta vez, de Química.

Após a morte do marido, em um acidente em 1906, Curie assumiu o posto dele como professora - e tornou-se a primeira a mulher a lecionar na Universidade Sorbonne, em Paris.

A cientista morreu, aos 66 anos, vítima de leucemia, causada pela exposição prolongada à radiação durante sua pesquisa.