Topo

Repense 5 mitos que te contaram sobre traição como se fossem verdades

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

11/04/2018 04h00

Fidelidade: para muitas pessoas, um relacionamento a dois ainda está ligado ao cumprimento dessa regra. E é justamente para os casais que vivem relações monogâmicas que a traição é o grande fantasma. Dói, machuca e pode, sim, significar o fim de uma história de amor. Entretanto, é preciso se dar conta de que alguns fatos sobre a infidelidade têm outros lados antes desistir de vez da relação.

De conseguir superar a traição a entender que nem sempre se vingar é a melhor saída, veja a seguir cinco fatos que te contaram, mas não são exatamente o que parecem sobre isso:

Veja também:

Mito 1: Traição só faz mal para a relação

A fantasia da estabilidade do relacionamento a dois pode fazer o casal deixar o relacionamento de lado e priorizar outras coisas na vida, como trabalho, filhos e amigos. Por isso, a traição pode fazer bem e fazer o par despertar e rever as prioridades. A partir desse alerta, mesmo com a confiança abalada, eles podem fazer acertos na forma como interagem e reconstruírem a relação.

Mito 2: Chumbo trocado não dói

Depois de ser traído, quem nunca pensou em se vingar traindo de volta? Nem sempre fazer com que o outro sinta a mesma dor é a solução. Além de ser impossível prever o efeito de uma vingança, a autoestima abalada pelo primeiro (ou muito outros) episódios pode fazer com que a pessoa nem consiga se satisfazer com tal atitude.

Mito 3: Quem trai uma vez, trai sempre

Depende. Trair pode estar relacionado à carência, infelicidade no relacionamento, uma característica da personalidade, um momento de descontrole emocional e outras tantas razões. Por isso, não é possível "bater o martelo" e afirmar que uma pessoa que foi infiel uma vez repetirá o ato com o mesmo ou outro parceiro. Entretanto, isso não é desculpa para perdoar toda e qualquer traição. Vale analisar o comportamento e história de cada casal.

Mit o 4: Traição significa falta de amor

Além da carência por falta de atenção do par, como já foi dito anteriormente, casos extraconjugais ocorrem mais por motivos de vaidade, affaires antigos ou curiosidade por conta de uma atração física que foge da rotina. Em nenhuma dessas razões, significa que o sentimento acabou.

Mito 5: É impossível perdoar uma traição

Neste caso, mais do que em todos os outros, vai de uma característica pessoal do traído: a capacidade de perdoar e reconstruir a confiança. Entretanto, alguns passos básicos podem ajudar se é o seu desejo continuar nesse relacionamento. Fazer de conta que nada aconteceu não será a solução, é preciso esgotar o assunto com o par. Isso não quer dizer buscar mais detalhes sobre o acontecimento ou se culpar pela atitude do outro. E talvez o que seja mais fácil: valorize o que é bom na relação!