menu
Topo

Relacionamentos

Infeliz no relacionamento? Veja 4 sinais de chegou a hora de dar um basta

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/12/2016 12h34

Anos de história, talvez alguns filhos ou até um cachorro ou gato criado em conjunto. Mas, aos invés de ficar feliz, o relacionamento amoroso está te deixando bastante chateado, seja pelas brigas diárias ou áté pela falta de atração. Será que só o amor pode salvar essa ligação?

O The Independent foi atrás de quatro especialistas para descobrir se existem sinais que indiquem que o 'fim da linha' da relação chegou. Veja algumas dicas!

  • O errado é sempre você

    Os problemas dentro de um relacionamento raramente são causados por um lado apenas. "Não existe saída quando um dos parceiros evita trabalhar os conflitos, preferindo jogar toda a culpa dos problemas no outro", diz a conselheira clínica Julienne Derichs. Segundo ela, a única maneira de fazer a relação evoluir é resolver os conflitos em conjunto. E ambos precisam estar dispostos a isso, seja sozinhos ou com ajuda de terapia.

  • Nenhuma perspectiva de melhora

    Discutir é algo normal, afinal ninguém está feliz o tempo inteiro e é preciso entrar em acordo, mas se 90% do tempo do casal é preenchido por debates muitas vezes inúteis, talvez seja o momento de seguir em frente. "A melhor maneira de saber se você está em uma relação sem saída é não ver nenhuma 'luz no fim do túnel'", avalia Jenny Giblin, que é terapeuta e especialista em saúde e bem-estar. Apenas brigas e nenhuma perspectiva de tentar resolver isso é um exemplo de que a relação desandou.

  • De olho na vizinhança

    Gente bonita existe aos montes, mas vamos ser realistas: se você estivesse com a pessoa certa, não ficaria fantasiando sobre o cara estiloso que trabalha no banco ou sobre aquela garota bonita que viu em seu trajeto esta manhã. "Se você está constantemente pensando sobre outras opções, então seu relacionamento não é tão forte quanto pensa que é", diz o conselheiro Jonathan Bennett.

  • Não parece certo

    Em muitos casos, é simplesmente questão de ouvir seus instintos. Se você sente que seu parceiro já não é mais a pessoa com quem passaria tranquilamente o resto de sua vida, provavelmente ele não é. Além disso, ser carinhosa ou mesmo dormir ao lado dele na mesma cama é uma luta? Melhor ficar atento. "A sociedade nos obriga a usar a voz da razão, mas a intuição é mais poderosa do que a maioria de nós pensa, então é importante não ignorá-la", diz a terapeuta Rhonda Milrad.