Topo

Para que serve tônico facial? Veja benefícios do produto na limpeza da pele

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Laura Reif

Colaboração para Universa

16/05/2019 04h00

Quase 1/3 das brasileiras recorre apenas à combinação de água e sabonete corporal para limpar o rosto, segundo pesquisa divulgada em abril. Se você faz parte da minoria da população e já segue uma rotina facial com produtos apropriados, uma forma de melhorar a saúde da pele é adicionar o tônico facial ao dia a dia.

Esse produto atua para equilibrar o pH da pele e elimina resíduos que não foram removidos na hora de lavar o rosto. Além de ajudar na limpeza profunda da pele, o tônico funciona como um passo para prepará-la para receber um produto de tratamento, como hidratante ou sérum.

O dermatologista Damiê De Villa, de Porto Alegre (RS), explica que o produto auxilia na renovação celular, por deixar a superfície da pele mais limpa. Ele conta que existem diversos tipos de tônicos faciais: há opções que ajudam a melhorar a hidratação, matificam a pele, têm ação antioxidante, outras com ativos calmantes e até as que reduzem a oleosidade. "O ideal é pedir ajuda ao seu dermatologista para saber a melhor opção para sua pele", afirma.

A beauty expert Fernanda Farias, de São Paulo, considera o tônico essencial para a sinergia da limpeza facial. "Além de complementar tratamentos para necessidades específicas e remover resíduos da pele, ele dá alinhamento para o estrato córneo [camada mais externa da pele] e ajuda na penetração dos hidratantes que serão usados em seguida", conta.

Como escolher?

O tônico deve ser escolhido de acordo com o tipo e as necessidades de cada caso. "Se tiver pele oleosa, invista em opções livres de óleo e álcool e sem ingredientes adstringentes muito agressivos", indica Fernanda. Para controlar a oleosidade sem ressecar a cútis, estão ativos como zinco, aloe vera e argila.

No caso da pele mista ou normal, as opções que retardam o aparecimento de marcas de expressão e reforçam a hidratação são uma boa pedida, como a vitamina B5. Para quem tem pele seca, Fernanda recomenda tônicos com ingredientes mais nutritivos, para aumentar a densidade e viço da pele: invista em ativos naturais, como óleo de amêndoas, e procure evitar opções com álcool, que ressecam ainda mais.

A atenção é sempre maior para as peles sensíveis. A beauty expert aconselha opções sem álcool, sem óleo e com agentes calmantes e refrescantes, como camomila e melaleuca (tea tree).

Água termal substitui?

Fernanda reforça que a água termal não é um substituto dos tônicos faciais. "Pode ser um complemento, mas não vai remover resíduos, nem ajudar na permeação dos tratamentos. Portanto, não é indicada para ser usada sozinha, no lugar do tônico, após lavar o rosto", explica.

O ideal é usar o produto como último passo, após o hidratante. "Principalmente quando queremos um efeito calmante na pele", afirma De Villa.

Veja opções de tônicos faciais para todo tipo de pele: