Topo

"Gorda não consegue namorar": 5 frases que parentes precisam parar de falar

Natália Eiras

Da Universa

19/02/2019 04h00

Em uma reunião familiar, algumas pessoas já não aguentam mais ouvir a pergunta "e os namoradinhos?". Mas os comentários de parentes podem ser ainda piores. De acordo com a psicóloga Laís Oliveira, especializada no atendimento de pessoas gordas, o primeiro local em que uma mulher sofre gordofobia é dentro de casa.

"A família é a primeira sociedade em que uma pessoa vive. E, se a pessoa é rejeitada no seio familiar, ela leva isso para a vida em geral", fala a especialista à Universa. Os pais que não encaram com naturalidade que uma pessoa possa ser gorda, principalmente, se sentem "culpados" pelo filho ser como é, segundo ela. "Culturalmente, nós vemos a gordura como algo ruim. Então, os pais acham que 'falharam'", explica o psicólogo Yuri Busin. Os comentários seriam, então, uma forma de "reparar" o que eles consideram um erro. "Mas acaba sendo apenas uma forma punitiva de lidar com o gordo", complementa Laís. 

A Universa pediu para que leitoras falassem as frases gordofóbicas que mais ouvem da própria família. Veja algumas coisas que você deve parar de dizer para um parente gordo: 

"Isso não é roupa para gordo"

Jéssica Padilha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Jéssica Padilha
Imagem: Arquivo Pessoal

Segundo os especialistas, as pessoas tendem a ver o corpo da pessoa gorda como algo de outro mundo e, mostrá-lo em um traje mais revelador, é visto como feio. "Foi colocado como se a gordura fosse 'contagiosa'. Então as pessoas não querem ter contato com ela", fala a psicóloga Laís Oliveira. Por isso, há pessoas gordas que procuram "se esconder".

"Minha avó pegava muito no meu pé por causa do meu peso. Quando cresci, entendi o porquê de sentir vergonha de usar biquíni, de usar vestido ou shorts", comenta a massoterapeuta e modelo Jéssica Padilha, de São Paulo (SP). "Eu sempre escutei que a gente não pode ser gorda, porque é feio. Só percebi que não era verdade quando virei modelo". 

Dividir os looks entre "para gordas" e "para magras" também é bastante segregador. "Ouvir este tipo de frase dói, porque a pessoa se sente inadequada. Se a roupa cai bem, é bonita e eu gosto, por que não poderia usar? Por que não sirvo para isso?", pergunta Busin. 

"Você é tão bonita de rosto, se emagrecesse ficaria mais bonita ainda"

Segundo Laís Oliveira, esta frase pode ser um gatilho para muitos distúrbios alimentares. "A mulher entra em uma espécie de histeria para poder emagrecer rápido, já que ela acredita que não é bonita o suficiente, que seu corpo é inadequado", afirma a psicóloga.

Yuri Busin concorda com Laís e complementa dizendo, ainda, que o emagrecimento não está ligado à felicidade. "Há tantas pessoas que são gordas e que estão bem com isso, sabem que são bonitas, mas esse tipo de frase pode ser um balde de água fria". 

"Gordo desse jeito que você não vai conseguir emprego"

"Infelizmente, algumas empresas não acham que a pessoa gorda atende ao padrão estético que eles criaram. Isso afeta na decisão do recrutador", explica Yuri Busin. "Uma vez, uma colega de trabalho conseguiu uma promoção antes de mim para uma posição que lidava com clientes, porque era considerada bonita. Eu era a próxima da fila para subir de cargo, então, tenho certeza que não fui promovida por ser gorda", conta a auxiliar de administração Fernanda Arantes, 34, de São José do Rio Preto (SP). 

No entanto, a pessoa gorda também sofre com o estigma de que não é produtivo. "Está muito intrínseco na nossa sociedade de que, no trabalho, o gordo é preguiçoso, não é ativo, é descontrolado", pontua Laís. "Eles pensam que se uma pessoa não consegue controlar o próprio peso, como ela poderia ser bem-sucedida em suas funções?", continua. Além disso, o fato de a gordura ser automaticamente relacionada a doenças também pode pesar na decisão de um recrutador contratar um funcionário gordo.

"Com o corpo desse jeito você não vai conseguir um namorado"

Juliana Lozasso - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Juliana Lozasso
Imagem: Arquivo Pessoal

Muita gente acredita que a pessoa gorda nunca poderá se relacionar amorosamente com alguém. "Uma prima, uma vez, me disse que eu era incrível porque era simpática, sabia conversar e não oferecia nenhuma competição para ela. Eu fiquei incrédula", fala a relações públicas Juliana Lozasso, 35, de São Paulo (SP).

"Quando alguém ouve algo do tipo, ela entende que não pode ser desejado e pode causar uma insegurança muito grande, problemas de autoestima", diz Laís Oliveira. No entanto, é importante pontuar que um relacionamento é composto de outros fatores que independem da aparência do parceiro. "Ser gordo ou magro não garante que a pessoa tenha uma relação bem-sucedida", complementa Busin.

"Estou falando que você é gorda porque eu me preocupo com você"

Essa é, de acordo com os especialistas, uma agressão velada disfarçada de preocupação. "Um parente preocupado realmente pode falar algo do tipo com boas intenções, mas o corpo gordo é tão criticado nas ruas, em outros ambientes, que isso soa como mais uma forma de violência", afirma Laís. Busin aconselha que os familiares entendam, inicialmente, de que as pessoas são gordas por diversas razões. "Pode ser uma questão de estilo de vida ou uma característica física. Não existe uma receita", fala o psicólogo. Caso o parente com sobrepeso esteja com a saúde debilitada, há outras formas de dar apoio a ela. "Não julgue e não puna a pessoa por ela ser gorda".