Topo

Máscara de fermento e ovo para clarear a pele é mania no YouTube. Mas pode?

A máscara teria propriedades clareadoras, afirmam youtubers. Será? - Reprodução/Youtube
A máscara teria propriedades clareadoras, afirmam youtubers. Será? Imagem: Reprodução/Youtube

Paula Roschel

Colaboração para Universa

05/06/2018 04h00

Vídeos ensinando a fazer misturinhas de beleza sempre se destacam no YouTube. O segredo do sucesso envolve supostas soluções acessíveis para problemas recorrentes, como eliminar acne ou alisar os cabelos de forma natural.

Os tutoriais de soluções "caseiras" que mais chamaram atenção nas últimas semanas misturam fermento e ovo para clarear e melhorar o aspecto da pele, inclusive marcas de expressão. Neles, as youtubers explicam como a mistura culinária é feita e aplicada; porém especialistas não aprovam tal experimento.

Veja também

Além de não proporcionar de fato o efeito aclamado, tais misturas caseiras podem causar problemas -- o risco de contaminação é alto; principalmente no caso dos ovos: “Existem vários dermocosméticos com produtos que usamos no dia a dia, como a proteína do leite, a aveia e a argila; mas quando são englobados para fins cosméticos, temos garantia que estão livres de impurezas e contaminação”, alerta a dermatologista Patrícia Mafra, da Clínica Volpe, de São Paulo. Ela reforça, ainda, que alérgicos a ovo devem passar longe do experimento.

As youtubers recomendam uma "hidratação" com óleo de coco após a máscara de fermento e clara de ovo. Mas essa prática também não é efetiva -- pelo contrário. “O óleo de coco vai criar um bloqueio na pele. Se você usá-lo no couro cabeludo e na pele vai notar, depois de um tempo, a pele obstruída e com inflamações”, pontua Sonia Corazza, engenheira química especializada em Cosmetologia.

Esses ingredientes culinários não são absorvidos pela pele, e sim ficam apenas sobre a pele, pois têm moléculas imensas, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi. “Se você espera um tratamento real, precisa de substâncias que entrem nas camadas mais profundas e ativem a comunicação celular, iniciando, assim, processos envolvendo colágeno e outras proteínas.”

O que acontece na prática?

Mas se tantas meninas testaram e aprovaram a receita, o que acontece de fato com a mistura? Mika Yamaguchi esclarece: “Na realidade, ela ‘clareia’ por esfoliação. As youtubers enfatizam a massagem, então se estamos falando de pessoas que, hipoteticamente, não fazem tratamentos para pele, o fato de fazer uma esfoliação já ajuda”.

“O fermento não é solúvel na clara. Ele ajuda, junto com a massagem, a retirar camadas de células mortas. Tais camadas são irregulares e refletem luz em várias direções. Quando a gente remove as células mortas e a pele fica lisinha, a luz bate e reflete em uma só direção, dando ao rosto aspecto de mais brilho e pele clara”, completa o farmacêutico Lucas Portilho, da Consulfarma.