Topo

Novidades de beleza

Pedras quentes e chuva de água termal incrementam massagens drenantes

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

29/05/2019 04h00

Drenagem linfática somada à massagem corporal é uma junção bastante popular entre brasileiros que amam spas. Sua evolução, contudo, não fica apenas nos resultados estéticos de um corpo com menor retenção de líquidos. Versões turbinadas desse casamento de técnicas são incrementadas pelo uso de máscaras detox, chuva de água termal e pedras vulcânicas, que esculpem e relaxam o corpo.

No spa Anantara, espaço tailandês localizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a novidade que une conforto e redução de líquidos atende pelo nome de Body Contour. O tratamento contempla massagem manual, esfoliação com partículas 100% naturais e hidratação com máscara de argila. Ela é deixada no corpo por 15 minutos, para ajudar na desintoxicação da pele. "Os movimentos são lentos e firmes. Eles conseguem atingir a musculatura, ultrapassando as camadas de sistema linfático e tecido adiposo. Isso ajuda, por exemplo, a melhorar a circulação", diz a fisioterapeuta Juliana Akemi Tamanah Goya.

Para finalizar o protocolo, uma ducha com água termal entra em cena. "A água, além de ser relaxante, é revigorante. Seus jatos são direcionados aos pontos do corpo onde as pessoas sentem dores; como coluna, região da lombar, coxas e panturrilhas", completa a especialista. Após tal banho, corpo mais leve, hidratado e livre de inchaços.

Pedras quentes

Caminhando por essa linha terapêutica que une relaxamento e manobras contra inchaços, uma massagem chamada Stone Reduction soma técnicas modeladoras e redutoras à termoterapia: "Pedras aquecidas, sobre o corpo, promovem dilatação dos vasos sanguíneos. Um dos benefícios disso é a melhor absorção dos cosméticos", afirma a esteticista Angela Miguel, criadora da técnica, de Santo André (SP). Ainda segundo a especialista, as pedras também têm potencial de acelerar o metabolismo, diminuir a inflamação da celulite e ajudar a eliminar depósitos de gordura localizada.

Ativos como centella asiática, castanha da índia, gengibre, cavalinha, alga fucus e pimenta preta são alguns dos termogênicos e estimulantes associados ao basalto, o tipo de rocha vulcânica empregada na massagem. Esse mineral é usado por conseguir reter calor por mais tempo.

"A massagem é feita com movimentos fortes, atingindo as camadas mais profundas da pele, diferentemente da drenagem linfática simples. Desse modo, é indicado para áreas como culote, coxas e abdômen, em que é mais fácil acumular gordura", comenta Angela.

As pedras passeiam pelo corpo durante boa parte da sessão. Elas ficam estáticas apenas em sua finalização, onde são distribuídas ao longo da coluna, para um relaxamento profundo.

Body Contour

O que é? Massagem relaxante e drenante que usa esfoliação 100% natural, argila e ducha Vichy para revigorar o corpo e a mente.
Resultados esperados: Corpo com menor retenção de líquidos e pele mais homogênea.
Duração: 90 minutos.
Quantidade de sessões: O ideal é fazer a técnica continuamente e com intervalo de 15 dias entre as sessões, já que a esfoliação pode sensibilizar a pele se feita num espaço de tempo muito curto.
Contraindicação: Pessoas com febre, doenças contagiosas, pressão arterial descontrolada e cirurgia recente.
Manutenção: No mínimo, a cada 45 dias.
Valor da sessão: A partir de R$ 420.

Stone Reduction

O que é? Massagem feita com pedras vulcânicas aquecidas, para reduzir líquidos retidos e depósitos de gordura.
Resultados esperados: Diminuição no inchaço e suavização do aspecto e relevo da pele.
Duração: 60 minutos.
Quantidade de sessões: A partir de dez, com intervalo semanal.
Contraindicação: Pessoas com câncer, doenças de pele, cistite aguda ou qualquer outra infecção, gestantes e pessoas com asma ou bronquite.
Manutenção: Após protocolo completo, a cada 20 dias.
Valor da sessão: R$ 150.

Novidades de beleza