Topo

Preta Rara: Reconhecer privilégio não é só falar, é incluir negros e LGBTs

Da Universa

27/05/2019 11h42

O que quer dizer a palavra "empoderamento"? Ou diversidade? Ou esse tal de privilégio? Lugar de fala? São só palavras na moda? O que está por trás desses termos? Cris Naumovs e Preta Rara botaram essas questões para discutir racismo e inclusão na mesa de Transforma, durante a primeira edição de Universa Talks.

Cris Naumovs é lésbica, designer, foi diretora de revista e hoje é consultora de grandes marcas. Preta Rara foi empregada doméstica, é formada em história, rapper e militante do movimento negro. O papo foi mediado por Vladimir Maluf, editor de Universa.

"Reconhecer o privilégio não é só falar. É trazer pessoas negras, LGBTs e incluí-las em espaços de poder. Não é só um hashtag: é pensar no que mudar. É ter empatia. Não rir, no almoço de domingo, de piada racista, machista e xenofóbica. Não tem receita pronta, mas tem caminhos para mudar situações", explicou Preta.

Preta Cris Vlad  - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Preta, Cris e o editor de Universa Vladimir Maluf
Imagem: Mariana Pekin/UOL

A influenciadora digital é criadora da página "Eu empregada doméstica", na qual discute como o racismo reforça a exploração do serviço doméstico. Ela trabalhou durante seis anos como trabalhadora doméstica, se formou em história e passou a dar aulas. Em junho, vai lançar o livro "Eu, Empregada: a Senzala Moderna é Quartinho da Empregada".

"Por mais alerta que eu tente estar, eu sou racista, vivo numa estrutura racista. Quando você sobe o vidro do carro ao ver uma pessoa negra é porque há uma estrutura que levou você a tomar essa decisão. É se preocupar a mudar a partir de coisas mínimas", pontuou Cris.

A Universa Talks é um encontro de mulheres que estão transformando o mundo. Múltiplas vozes e experiências são compartilhadas em debates e apresentações. A primeira edição acontece nesta segunda (27) no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.