Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


"Só no computer": 40 gírias atuais que estão "hitando" nas redes sociais

Para você não ficar de fora do que está rolando na "net" - Reprodução/Instagram
Para você não ficar de fora do que está rolando na "net" Imagem: Reprodução/Instagram

Geiza Martins

Em colaboração para Universa

27/11/2018 04h00

Não sabe o que é "hitando"? Não tem e menor ideia do que significa "pisa menos"? Então, provavelmente, você não nasceu nos anos 1990 (muito menos nos 2000). As gírias da internet têm essencialmente um vocabulário criado por jovens. Como a cabeça da molecada não para, novas expressões surgem a todo momento.

Veja também: 

Basta piscar para uma nova palavra entrar para o dicionário da web. Isso sem contar que algumas delas já estão batidas, e acabam caindo no desuso. É o caso de "lacrou" (mandou bem) e "tombar" (chegar arrasando), que tiveram um pico de uso em 2016 e vêm, aos pouquinhos, dando espaço para novas. Ranço também foi muito usada recentemente. Mas há muitas outras. Nós escolhemos 40 gírias para você ficar por dentro.

AC: muito usado em comentários de posts nas redes sociais, quer dizer que a pessoa quer acompanhar aquela postagem e não tem nada para falar sobre o assunto. Exemplo: "AC. Sem mais".

Berro/Grito: usadas para expressar uma reação de surpresa, ânimo ou quando se vê uma coisa engraçada. Exemplo: "Meu ídolo me seguiu no Instagram, berro!"

Bife: sabe o "BFF", da língua inglesa, que é uma abreviação de best friends forever (melhores amigos para sempre)? Os internautas brasileiros aportuguesaram para "bife. Exemplo: "Você é meu bife, amo você"

Biscoito: substituto do confete, é uma expressão usada pelo grupo gay masculino como o ato de você dar atenção a quem finge que não querer. Exemplo: "Ela vive postando selfie. Quer biscoito essa daí".

Boy: usado quando a pessoa quer falar sobre o homem por quem está interessada ou com quem está envolvida amorosamente. Exemplo: "Meu boy quer ir ao cinema hoje."

Chavoso: é uma pessoa que se veste ou tem uma atitude que possa chamar a atenção de policiais. Vem de "chave de cadeia" e é bastante usado em letras de funk. Hoje em dia, virou também uma maneira de se vestir dos rapazes, com meia até a canela, correntes prateadas ou douradas, pingentes grandes. Ou ainda um comportamento ousado ou de ostentação. Exemplo: "Este boné é chavoso demais"

Crystal é a maneira carinhosa como os internautas chamam sua artista favorita. Exemplo: "Pirando aqui com a nova música da crystal".

Crush: já bastante conhecida, do inglês, indica a pessoa por quem você tem uma queda. Exemplo: "Ele tem um crush por você"

Date: também do inglês, é usado para dizer que marcou encontro com alguém. Exemplo: "Hoje vou ter um date com o crush"

Fada: é sinônimo de crystal. Algumas pessoas consideram "fada" como um nível abaixo de "crystal". Exemplo: "Lady Gaga é fada, Madonna é crystal". 

Flodar: sabe aquela pessoa que posta em excesso nas redes sociais? Ela floda, ou seja, publica demais. Exemplo: "Saiu o clipe da Anitta! Seguidores, me aguentem, pois hoje eu vou flodar"

Flopar: vem inglês, "flop" (cair, despencar). Significa não fazer sucesso. Exemplo: "O clipe da Sharika flopou".

Gado: sinônimo para "pau mandado", pessoa que é muito influenciável, faz tudo o que os outros mandam ou que é muito submissa. Exemplo: "Fazer musculação para pegar mulher? É gado demais!"

Gore: a pronúncia aportuguesada é exatamente como lê, não a versão em inglês da palavra. Significa algo muito ruim. Exemplo: "Esse filme é muito gore". 

Hitar: vem da palavra em inglês "hit", que significa sucesso. É usada para algo que está bombando nas redes sociais. Exemplo: "Minha foto hitou no Instagram"

Manda nudes: usada para pedir fotos nua da pessoa com quem você conversa. Exemplo: "Oi, sumida! Manda nudes"

MEC: é uma gíria que nasceu nas comunidades cariocas para algo tranquilo, suave, de boa. Exemplo: "Fica mec, aí muleque!"

Menó: diz-se de alguém menor de idade, pessoa mais nova. Exemplo: "Qual é a tua, menó? Tá causando no rolê."

Mitou: "virou mito", usado quando alguém faz algo muito bem. Exemplo:  "Você mitou naquele post contra o machismo"

Nervoser: quando alguém está tenso. Exemplo: "Não me irrita que eu eu fico nervoser"

Oi, sumida: expressão para alguém que você quer xavecar. Exemplo: "Oi, sumida. Tudo bom?"

ORS: significa "outra rede social". É usada quando se está no Twitter e quer se referir ao Facebook. Como twitteiros costumam não gostar da rede social de Mark Zuckerberg, o uso é uma maneira irônica de citar o site. Exemplo: "Vi este link na ORS". 

Pai: vocativo, jeito de chamar o outro no lugar de "cara", "brother" ou do paulistano "meu", geralmente no fim da frase. "Que que é isso, pai??" Também serve para enaltecer a si mesmo. "Pai é pai."

Parça: vem de parceiro, é usado para descrever os amigos que estão sempre juntos. Exemplo: "Meu sonho é ser parça do Neymar"

Pisa menos: se diz quando alguém arrasa em algo que está fazendo. Também se pode usar para quem respondeu um comentário maldoso. Exemplo: "Anita posta foto só de biquíni. Pisa menos!"

Pode pá: é o famoso pode crer, algo que é verdade, que reforça uma afirmação. Exemplo: "O Brasil tem tudo para ganhar essa Copa. Pode pá"

Poc: inicialmente era o homem gay afeminado, mas a gíria ficou tão popular que virou sinônimo de qualquer pessoa LGBT. Exemplo: "Olha lá a Poc maravilhosa chegando"

Probleminha: é chamar no reservado para uma conversa privado ou também para tirar satisfação. Exemplo: "Chama no probleminha que a gente revolve o rolê".

Sextou: gíria das redes sociais para dizer que a sexta-feira chegou. Exemplo: "Graças a Deus, sextou"

SLC: abreviação para "sê é louco", usado geralmente para espanto, surpresa ou negação. Exemplo: "Vamos no parque domingo?" "Slc, vai tá cheio".

Sapão: pessoa bonita e cobiçada por outras. Exemplo: "Dá uma olhada nesse boy, que sapão!"

Shippar: gostar de um casal a ponto de unir os nomes das duas partes em uma expressão. Começou com famosos como Brad Pitt e Angellina Jolie (#Brangelina), ou Bruna Marquezine e Neymar (#Brumar). Muito usado pelos usuários das redes sociais para se referir aos casais de novelas.

Tá na Disney: significa que a pessoa está enganada, é o antigo está viajando na maionese. Exemplo: ?Minha mãe tá na Disney que eu vou voltar às 22h da festa?

Ficar pistola: quando alguém ficou irritado, bravo. Exemplo: "Bati o carro da minha mãe. Ela ficou pistola"

Textão: quando alguém faz um texto longo e opinioso no Facebook. Exemplo: "Vou escrever um textão, contando como fui tratada naquele restaurante"

Tio: Gíria popular de São Paulo que significa o mesmo que "mano" ou "brother". Exemplo: "A festa tava lotada. Era muito gente, tio"

TMJ: abreviação de "tamo junto", ou seja, estou contigo nessa, eu te entendo. Exemplo: "Eu concordo com você. tmj parceiro"

Um nojo: gíria antiga que começou a ser usada ironicamente em situações para dizer que, caso algo aconteça, a pessoa vai muito feliz. Exemplo: "Eu com dinheiro fico um nojo". 

Vem de zap: é o novo jeitinho de pedir o telefone celular de alguém e solicitar que ele ou ela entre em contato por meio do Whatsapp. Exemplo: "O Sedex vem de van, a pizza vem de moto, e você, meu bb, vem de zap!"

Véy: o vocativo vem da palavra velho, que evoluiu para véio e agora véy, com acento mesmo. "Véy, fulana tá pistola com você"?