Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor

O que é ranço? Entenda o significado da gíria jovem que a Anitta adora usar

Geiza Martins

Colaboração para Universa

17/05/2018 04h00

“Depois que o ranço se instala, meu amor, não tem cura”. A frase é um tuíte de Anitta, uma das famosas que aderiu à gíria que está nas redes sociais e nas bocas de jovens e de quem ama internet. Mas, afinal, o que quer dizer a palavra ranço?

O termo está sendo usado para falar sobre um sentimento de repúdio, aversão, raiva ou desprezo. Como por exemplo, dizer que pegou ranço de uma pessoa, situação ou lugar. Anitta explica como usar:

No entanto, o significado original de ranço é diferente do que está sendo empregado. Para entender o seu sentido, é preciso mergulhar na história da palavra.

Veja também:

O que diz o dicionário
Segundo o “Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa”, o termo é datado do século 13 e está relacionado ao sabor acre e cheiro forte. O Michaelis diz que ranço é a “alteração ou decomposição que sofrem as substâncias gordurosas em contato com o ar, apresentando um cheiro característico desagradável e mau sabor”. Também caracteriza a palavra como “cheiro característico do que é úmido, sem ar; bafio, mofo”.

Como no trecho do livro "Desolação", de Dyonélio Machado. “Não só porque fosse comido cru: mas é que a gordura (a parte mais saborosa) estava com um pouco de ranço". 

Existe também o verbo rançar, que é datado de 1858. Segundo a linguista Maria Helena de Moura Neves, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), trata-se de um verbo de processo. "Indica exatamente a mesma passagem de estado de uma substância para a aquisição de cheiro forte e sabor acre. Pode-se dizer, por exemplo, que um alimento rança”, explica.

Maria Helena afirma que a ampliação do significado da palavra é um acontecimento comum e que tende a dar um sentido mais abstrato e menos concreto ao termo. “As palavras vão tendo naturalmente uma expansão resultante da necessidade de uso específico para as diversas situações”.

A palavra também está ligada “à noção de velharia”. Por exemplo: “Esse livro traz o ranço de citações, longas e repetidas”. “É, em disparado, o sentido mais frequente de todos, na língua escrita”, ressalta.

Na internet 
Depois que ranço virou gíria e dominou as redes sociais, perdeu o sentido de sensação física e passou a ser um sentimento que se aproxima ao repúdio por algo ou por alguém, como explica Maria Helena: “Ranço é algo que parte de quem não tem a qualidade repulsiva, mas de quem sente a repulsa”.

Apesar da adaptação, Maria Helena afirma que o sentido original da palavra segue. “Conserva-se nele justamente aquilo que é ‘marcado’, que é ‘focado’, e que vem desde o sentido inicial: a noção de ‘repulsa’, devida ao envolvimento de algo extremamente desagradável”, finaliza.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!

Mais Pausa

Topo