Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Simone de Beauvoir, Marisa Letícia e outras mulheres batizam ruas do RJ

A filósofa francesa Simone De Beauvoir dará nome a rua no Rio - Reprodução/Écrits de Femmes
A filósofa francesa Simone De Beauvoir dará nome a rua no Rio Imagem: Reprodução/Écrits de Femmes

Da Universa

28/05/2018 16h02

Quantas ruas e avenidas da sua cidade homenageiam figuras femininas? Ao que tudo indica, o Rio de Janeiro está trabalhando para aumentar a representatividade de gênero em suas vias e rebatiza, nesta semana, pelo menos quatro ruas com nomes de mulheres importantes na história.

Personalidades como a ex-primeira dama Marisa Leticia, a filósofa Simone De Beauvoir, a líder da resistência nos quilombos Dandara dos Palmares e a artista feminista Patrícia Galvão agora aparecerão em placas indicativas na região de Jacarepaguá, zona oeste do Rio. 

Veja também 

As mudanças foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (28) no Diário Oficial do Município. 

A personalidade que ganhará mais metros de via é Marisa Letícia – a rua que leva seu nome fica entre a Avenida Adauto Botelho e a Estrada Rodrigues Caldas e tem cerca de 530 metros de comprimento. 

Desde o início do ano, a prefeitura do Rio de Janeiro vem dedicando atenção especial aos nomes de ruas da cidade. Nos últimos meses, 32 cariocas importantes para a arte e a cultura da cidade, já falecidos, também foram homenageados: Cazuza, Antonio Abujamra, Naná Vasconcelos, entre outros.