menu
Topo

Carreira e finanças

Conheça o currículo criativo que garantiu a uma jovem um emprego no Spotify

Reprodução/Twitter
Jessica Bain Imagem: Reprodução/Twitter

da Universa, em São Paulo

25/05/2018 13h47

Há um mês, a americana Jessica Bain soube através das redes sociais que a plataforma de música Spotify estava procurando por um profissional especializado em cultura e história negra.

Motivada a conquistar a vaga, ela resolveu preparar um currículo para lá de criativo para convencer os futuros chefes de que ela era a pessoa certa para o trabalho.

Veja também

Jessica transformou seu currículo em uma página pessoal onde ela contava um pouco de como sua trajetória pessoal se encontrava com a música já produzida pela comunidade negra americana.

"Me lembro exatamente como me senti quando encontrei momentos como estes na história negra", diz ela após citar o lançamento de "Lemonade", da Beyoncé, e "Scream" de Michael e Janet Jackson. "Eles realmente formaram meu entendimento do mundo em larga e microescala, além de meu gosto musical. A história negra está acontecendo agora e é tudo para mim, por isso, estou me candidatando [à vaga]", justifica.

Reprodução
O currículo digital inspirador de Jessica Bain Imagem: Reprodução

Com textos curtos e ilustrados, ela também explica por que a empresa deveria contratá-la: conta sua experiência trabalhando com artistas iniciantes e qual foi o trabalho voluntário que já prestou nas redes para uma organização feminista. 

E o mais importante: Jessica colocou em destaque em sua página uma playlist recheada de faixas criadas por músicos negros, dos estilos mais diversos. Com o link em mãos, ela tuitou para o perfil da empresa que estava interessada na oportunidade e pediu aquela forcinha aos seguidores, que retuitaram seu currículo para que ele chamasse a atenção dos recrutadores na rede.

Nesta quarta, 23, ela usou o próprio perfil para comemorar o resultado — a vaga é dela! — e se tornou inspiração imediata para outras garotas, que comemoraram o seu sucesso.