Topo

Problema de Sabrina Sato é comum e risco de aborto é baixo para maioria

Rodrigo Faro entrevista Sabrina e Duda Nagle sobre a gravidez da apresentadora - Divulgação/Record
Rodrigo Faro entrevista Sabrina e Duda Nagle sobre a gravidez da apresentadora Imagem: Divulgação/Record

Juliana Simon

Da Universa

06/05/2018 10h56

Ao revelar que sua gestação é de risco, a apresentadora Sabrina Sato apresentou aos fãs um quadro preocupante e um nome de assustar: hematoma subcoriônico. O problema, no entanto, não deve assustar as futuras mamães e é bem mais comum do que muita gente pensa, diz o ginecologista e obstetra Marcelo Daia, da clínica Daia Venturieri.

O que é?

Comumente chamado de descolamento ovular, o hematoma subcoriônico é o acúmulo de sangue dentro do córion, membrana entre a placenta e o útero e não há causa específica para o desenvolvimento do quadro.

Veja também

É bastante comum na primeira fase da gestação – os primeiros três meses –, é percebido a partir de sangramento e cólica nesta fase e acomete 20% das grávidas.

Não é motivo desespero

Segundo Daia, não é uma patologia que deve apavorar as mamães inicialmente. “É um momento de alerta e acompanhamento, mas somente 1% a 3% que evolui com abortamento”, revela. Tudo depende do tamanho do hematoma que, para a maioria das gestantes, não passa de um centímetro e é reabsorvido pelo organismo.

“A gente sempre aguarda os três primeiros meses para revelar a situação”, afirma o médico.

Diagnóstico e tratamento

A evolução ou involução do hematoma é acompanhada por ultrassom. Via de regra, repouso na primeira semana, pausa em atividades físicas e abstinência sexual são as principais indicações para que o quadro não evolua para abortamento. Hidratação também ajuda na reabsorção.

Em casos de muita cólica e sangramento, é possível entrar com medicação específica com progesterona.

Há riscos para as próximas etapas da gestação?

Por ser uma patologia externa ao bebê, não há interferência no desenvolvimento do feto e é mais comum que a gestação siga com tranquilidade após o tratamento.