Topo

71º Festival de Cannes será a 'edição das mulheres'

Cate Blanchett é a presidente do júri em Cannes na edição 2018 do festival - Getty Images
Cate Blanchett é a presidente do júri em Cannes na edição 2018 do festival Imagem: Getty Images

da ANSA, em Paris

08/05/2018 08h38

O Festival de Cannes, que acontece entre os dias 8 e 19 de maio, será palco para discutir igualdade de gênero no cinema.

Neste ano, o júri é composto, em sua maioria, por mulheres: cinco dos nove membros. A presidente será a atriz australiana Cate Blanchett, ganhadora de dois prêmios Oscar e vítima de assédio por parte do produtor cinematográfico Harvey Weinstein.

Veja também

As outras juradas são Léa Seydoux, Kristen Stewart, Burundi Khadja Nin e Ava DuVernay. Já os homens são Chang Chen, Robert Guédiguian, Denis Villeneuve e Andrey Zvyagintsev.

Além disso, diversas organizações internacionais feministas e de luta contra o assédio participarão do evento. Dentre as associações convidadas estão a "Time's Up", com representantes dos Estados Unidos e do Reino Unido, a Associação de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA), da Espanha, e a "Dissenso Comune", da Itália.

As representantes se reunirão em 14 de maio para debater a questão de gênero na indústria cinematográfica. O encontro será mediado pelas cineastas francesas Céline Sciamma e Rebecca Zlotowski, além de contar com a presença da ministra de Cultura da Bélgica, Françoise Nyssen.

O festival também contará com um "disk assédio". Através do número 04.92.99.80.09, é possível denunciar abusos sexuais ou comportamentos inadequados durante a mostra. Vale ressaltar que, nos 70 anos de história do evento, somente uma mulher levou o prêmio de "Melhor Filme", Jane Campion, em 1994. E apenas duas foram reconhecidas por "Melhor Direção", Yuliya Solntseva e Sofia Coppola.