Topo

Recomenda

Dicas de filmes, séries, leituras, sons, espetáculos


Recomenda

10 documentários inspiradores para mulheres que você encontra na Netflix

Da Universa

05/03/2019 04h00

Está precisando de histórias inspiradoras ou mais informações sobre como é ser mulher pelo mundo e em diferentes fases da vida? Alguns documentários disponíveis na plataforma de streaming Netflix podem dar aquele toque de "girl power" na rotina. Veja 10 sugestões de filmes com histórias reais sobre o mundo feminino e toda a sua importância na política, na sociedade e nas mudanças de comportamento:

Feministas: o que elas estavam pensando?

A diretora Johanna Demetrakas conversou com nomes como Jane Fonda, Lili Tomlin e Laurie Anderson para contar como nasceu o movimento feminista dos anos 70 e traz reflexões sobre passado, presente e futuro da luta por igualdade entre os gêneros.

Roe x Wade: Direitos das Mulheres nos EUA

O histórico caso, julgado pela Suprema Corte em 1973, aborda a questão do aborto e dos direitos das mulheres nos Estados Unidos. O filme apresenta entrevistas com os dois lados do debate, como os médicos Curtis Boyd e Colleen McNicholas; a ativista feminista Gloria Steinem; o presidente da organização Operation Rescue, Troy Newman; e a presidente da organização pró-vida National Right to Life, Carol Tobias. 

Roe x Wade: Direitos das Mulheres nos EUA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Miss Representation

Documentário de 2011 conta como a comunicação social convencional contribui para a sub-representação de mulheres em posições influentes.

Gloria Allred - Justiça para Todas

O documentário conta a história da advogada americana feminista que lutou contra alguns dos maiores nomes da política e dos negócios. Os casos que defendeu levantaram polêmica nos Estados Unidos e muitos deles envolvem proteção aos direitos das mulheres.

Heroína(s)

O filme-documentário de 2017 foi indicado ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2018 e conta as trajetórias de uma comandante dos bombeiros, uma juíza e uma missionária que tentam salvar vidas em Huntington, capital da overdose dos EUA.

Heroínas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Brave Miss World

Ele conta a história de Linor Abargil, Miss Israel em 1998, que foi violentada semanas antes de ser eleita Miss Mundo, e com isso tornou-se representante mundial de vítimas de estupro.

Brave Miss World - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Embrace

A ativista Taryn Brumfitt lidera uma cruzada para acabar com o constrangimento que somos levados a sentir de nosso corpo e criar uma nova forma de percepção corporal.
 

Absorvendo o Tabu

O curta de 25 minutos, que ganhou o Oscar 2019 de melhor documentário de curta-metragem, segue um grupo de mulheres numa vila ao norte da Índia, a 60 km de Nova Déli. Com a doação de uma máquina inovadora, elas abrem uma pequena fábrica de absorventes de baixo custo, feitos com matéria-prima local biodegradável.

Absorvendo o tabu - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Explicando

 É uma série de televisão de documentários americanos que fazem completos "resumões" de assuntos diversos e dois episódios chamam atenção em temas que interessam às mulheres:

- Porque as mulheres ganham menos (18)

- O orgasmo feminino (16)

Explicando - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Recomenda