Topo

'Mesa do Shrek' dita por amiga de Michelle Bolsonaro é de filha de Niemeyer

Amiga de Michelle Bolsonaro fez uma "tour" na residência oficial   - Reprodução
Amiga de Michelle Bolsonaro fez uma 'tour' na residência oficial Imagem: Reprodução

Da Universa

04/01/2019 16h09

A "mesa do Shrek", citada pela amiga de Michelle Bolsonaro em visita ao Palácio da Alvorada, foi projetada por Anna Maria Niemeyer, arquiteta e filha de Oscar Niemeyer. A peça causou boa impressão na amiga da primeira-dama, Renata Santoliver, durante uma "tour" pelo palácio presidencial após a posse do presidente Jair Bolsonaro. Ela é uma das quatro intérpretes de Libras que Michelle levou à Brasília. Duas delas acompanharam o casal presidencial e outras duas, entre elas Renata, ficaram responsáveis por acompanhar os deficientes auditivos convidados para a cerimônia, que ficaram hospedados na Granja do Torto.

No vídeo, a amiga de Michelle mostra o interior da residência presidencial e compara ambientes do prédio a cenas de desenho animado. Renata afirma que a mesa de Anna "parece a do Shrek", referindo-se à animação estrelada pelo ogro da Dreamworks. "Não é, gente, [igual a] do Shrek, quando ele vai conhecer a família da Fiona?", questiona. "A gente lembra do quê, também? Da 'Bela e a Fera'. Ó as minhas referências. Minhas referências 'são' o quê? 'São' tudo top'". 

A mesa, localizada na Sala dos Banquetes, acomoda até 50 pessoas e é usada pelo chefe do Executivo para receber aliados e representantes de outros países. O espaço é considerado para as recepções oficiais mais importantes do Executivo. Além da mesa de Niemeyer, o ambiente é decorado por pratarias históricas do Palácio do Catete, antiga sede presidencial no Rio de Janeiro. 

Salão de Banquetes - Após reforma nos quartos feita pelo presidente Michel Temer para acomodar a família, o presidente desistiu de morar no local. Recentemente o IPHAN solicitou e a presidência vai retirar a rede de proteção que foi colocada na varanda do palácio.  - Pedro Ladeira/Folhapress - Pedro Ladeira/Folhapress
Salão de Banquetes - Após reforma nos quartos feita pelo presidente Michel Temer para acomodar a família, o presidente desistiu de morar no local. Recentemente o IPHAN solicitou e a presidência vai retirar a rede de proteção que foi colocada na varanda do palácio.
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Palácio passou por restauração

Em 2018, a Diretoria de Documentação Histórica do Gabinete da Presidência da República reuniu o acervo e móveis originais do Alvorada, então espalhado por depósitos, instituições federais ou removidos por presidentes anteriores.

A recuperação foi feita para aproveitar a ausência de moradores nos últimos dois anos. Após assumir o Executivo, em 2016, o ex-presidente Michel Temer decidiu que não ocuparia o Alvorada, mudando-se com a família para o Palácio do Jaburu, residência destinada ao vice-presidente da República. 

A dita "Mesa do Shrek" na animação da Dreamworks - Reprodução - Reprodução
A dita "Mesa do Shrek" na animação da Dreamworks
Imagem: Reprodução

Apesar disso, as cadeiras vermelhas originais, que acompanham a mesa de Anna Maria Niemeyer, foram removidas para abrigar o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Nesta quinta (3), foram colocadas cadeiras azuis. 

A arquiteta

Carioca, Anna Maria Niemeyer dedicou-se à ambientação de interiores. Os móveis projetados por ela foram expostos em museus do Brasil, da Europa e na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Anna morreu em 2012, aos 82 anos, meses antes do pai, que morreu no mesmo ano, aos 104.