Topo

Sobrancelha perfeita: veja o que fazer para acertar no design dos fios

A modelo e atriz britânica Cara Delevingne - Fotos Getty Images e Reprodução/Instagram
A modelo e atriz britânica Cara Delevingne Imagem: Fotos Getty Images e Reprodução/Instagram

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

24/09/2018 04h00

Tem gente que gosta de deixar as sobrancelhas ao natural, outras não abrem mão do desenho perfeito. Em ambos os casos uma coisa é certa: elas precisam de atenção e hábitos que mantenham os pelos fortes e saudáveis.

Para aquelas que optaram por modelar, é preciso redobrar a cautela já que qualquer erro pode comprometer a expressão e enfraquecer o pelo retirado com frequência, o que leva ao aparecimento de falhas permanentes, segundo Fernanda Barriviera, diretora técnica do Grupo SD. Mas é possível deixá-las sempre bonitas e harmoniosas. Tudo o que você precisa é seguir algumas dicas e manter a disciplina.

Veja também

Procure um designer de sobrancelhas

O profissional é o mais indicado para dizer qual formato é o melhor para o rosto: durante o procedimento, eles usam réguas e outros acessórios para a análise. Além disso, estudam vícios de expressão e a personalidade da cliente, medindo os pontos de equilíbrio para criar o design perfeito para cada uma, segundo Jane Muniz, mestre em visagismo facial e sócia-fundadora do SPA das Sobrancelhas. Por isso, na primeira vez, é melhor não se aventurar a tirar os pelos em casa sozinha. 

Visite o designer com regularidade

É ele quem vai manter o formato correto das sobrancelhas sempre que você for vê-lo. Além disso, é um ótimo jeito de evitar tirar os pelos em casa e danificar o desenho. Fernanda Barriviera explica que o ciclo de crescimento dos fios é de 15 a 20 dias. Esse é o período necessário para a manutenção.

Abrace o formato natural

Tem pessoas que chamam a atenção pelas sobrancelhas perfeitas -- as celebridades que o digam. Mas isso não significa que vai ficar bem em qualquer rosto. E tudo bem.

“Seguir o desenho natural das sobrancelhas vai garantir uma expressão mais delicada. Cada rosto é único e respeitar as assimetrias que cada pessoa tem é fundamental para se encontrar o equilíbrio”, conta Fernanda. Ou seja, com a ajuda de um profissional as sobrancelhas vão, sim, ficar incríveis e sem precisar copiar a de alguém.

Use produtos para destacar as sobrancelhas 

Enquanto os pelos crescem, dá para manter o formato impecável com produtos como lápis, corretivos e sombras próprias para sobrancelhas -- neste caso, é só aplicar com a ajuda de um pincel chanfrado, respeitando a direção em que o fio cresce.

Lembre-se apenas de não exagerar na quantidade dos produtos para não deixar o rosto pesado. O segredo é manter as mãos leves na hora de aplicá-los. A designer de sobrancelhas Ana Lucia Yotumoto, do Jacques Janine Jardim América, de São Paulo, indica também uma escovinha para organizar e estimular o crescimento dos pelos.

Coloque os séruns na rotina

Este tipo de produto possuí ingredientes que fazem com que os folículos capilares cresçam de forma saudável, reduzindo a queda e estimulando o crescimento dos fios. “Os séruns são ótimos para o recuperar possíveis falhas, deixando as sobrancelhas mais fartas e volumosas”, diz Fernanda.

Neste caso, as melhores versões são as com ativos como aloe vera, chá verde ou D-pantenol, que não costumam dar alergia nem causar irritações. Experimente aplicar duas vezes ao dia -- de manhã e à noite -- com a pele bem limpa. Em um mês já é possível ver resultados.

Invista em produtos específicos

Se você costuma usar lápis 6B, kajal e sombras para olhos na hora de dar forma e destaque para as sobrancelhas, é melhor deixar esses produtos de lado hoje mesmo. O motivo? Eles contêm substâncias que podem bloquear, entupir e até enfraquecer o folículo e o bulbo do pelo, alerta Jane.

"Como consequência, eles podem provocar a queda dos fios, causar o enfraquecimento e até impedir o crescimento saudável dos pelinhos. As linhas de produtos para as sobrancelhas têm pigmentação especial, que não danificam a região."  

Saiba quais procedimentos são os melhores para você

Técnicas para deixarem as sobrancelhas bonitas e sempre alinhadas não faltam. Saiba quais são elas e escolha a aquela que achar melhor, mas só depois de uma avaliação profissional.  

Henna: Realça o design e dá a impressão de sobrancelhas mais volumosas. O produto, natural e sem contraindicações, pigmenta mais a pele do que os pelos, explica Ana Lucia. A aplicação pode ser feita apenas nas falhas ou ao longo de todo o pelo e dura cerca de 15 dias.

Tintura: Segundo Jane Muniz, o produto -- totalmente diferente das tintas de cabelo -- é ideal para corrigir os fios brancos e destacar os mais discretos, sem pigmentar a pele. Outra vantagem, aponta Ana Lucia, é que a tintura é indicada também para quem mudou a cor do cabelo e quer combiná-la com as sobrancelhas.

Micropigmentação: A técnica foi desenvolvida para quem tem falhas visíveis e não foi resolvida com nenhum outro procedimento ou medicamento. A escolha, no entanto, tem que ser bem pensada: “só indico em último caso por se tratar de um resultado semidefinitivo, que vai ficar no rosto por cerca de um ano”, alerta Ana Lucia.

Tenha cuidado ao cuidar dos pelos em casa

Em casos de extrema urgência, tirar os pelos sozinha está liberado, mas com muito cuidado. Não tire os fios que ficam perto da margem das sobrancelhas -- eles podem alterar o desenho e comprometer todo o design.

Para ter certeza de que não vai tirar nada em excesso passe lápis branco ou bege nos pelos que não forem ser retirados, criando uma limitação. "Para não doer, antes do procedimento, massageie a região ou coloque gelo ou pomada a base de xilocaína”, indica Jane.

Escolha bem a pinça

Caso opte por tirar os pelinhos em excesso em casa, prefira as pinças com ponta diagonal. Por ter ângulo inclinado, ela pode ser manuseada de duas formas: a primeira é usando apenas a pontinha, que dá maior precisão na hora de tirar o pelo.

Se não tiver muita prática, procure utilizá-la em seu comprimento total para tirar apenas os pelos sobressalentes. Importante: antes de comprar teste-a, tirando alguns fios do braço e veja se o pelo saiu pela raiz e não apenas cortado.

Tenha paciência 

Recuperar totalmente o formato natural demora um tempo. Tê-las de volta por completo pode demorar cerca de seis meses para a parte inferior e um ano para a superior, conta Ana Lucia. Acredite: com disciplina e dose extra de paciência, é possível.

Brinque com os fios

Sobrancelhas-rabo de peixe, de pavão, de dragão, em formato de pena, ondulada são algumas das opções que vivem aparecendo nos perfis de Instagram de maquiadores e das amantes de beleza. Muitos usam gel e até cola para chegar no formato final -- um pouco perigoso, é verdade.

Talvez esse seja um dos motivos pelo qual a loucurinha acabou ficando apenas na rede social. Mas, se quiser ousar e mostrar para o mundo, por que não? Só não passe muito tempo com os produtos sobre os pelos.

Veja produtos específicos para sobrancelhas: