Topo

Respeite o desenho para não cair na cilada da "sobrancelha de Instagram"

Getty Images
Imagem: Getty Images

Cecília Leite Pabst

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/09/2016 20h05

Já ouviu por aí o termo “sobrancelhas de Instagram”? Ele tem sido usado como crítica para as mulheres que deixam as sobrancelhas grossas e artificialmente marcadas. Em alta, a moda das "tapered brows", termo que pode ser traduzido como "sobrancelhas afuniladas", conquista cada vez mais adeptas. A diferença está no desenho dos pelos, que ganha arco bem definido e uma afinada sutil na ponta externa. O estilo foi alavancado no Instagram por famosas como Kim Kardashian e Demi Lovato, que, no final de 2015, bombaram a hashtag  #EyebrowsOnFleek.

Funciona para todas?
Segundo Mariana Ishizaka, maquiadora da marca Benefit no Brasil, toda pessoa pode usar sobrancelhas grossas. No entanto, forçar um desenho que não respeita o formato natural dos pelos e que não está em harmonia com o rosto, acaba sendo uma cilada. Como elas têm um poder de transformação muito grande, é legal avaliar as mudanças que o novo visual pode trazer. “O ideal é manter o equilíbrio do rosto", diz.

Demi Lovato  - Getty Images - Getty Images
Demi Lovato mantém a sobrancelha grossa de forma mais natural
Imagem: Getty Images
Atenção especial
Mariana Brito, a responsável pelas sobrancelhas da atriz Maria Casadevall e também designer de sobrancelhas e maquiadora do Studio W Higienópolis, localizado em São Paulo, afirma que o formato mais grosso é indicado para deixar o olhar expressivo. “Uso sombra para corrigir as falhas porque o lápis é mais ‘pesado’ e deixa acúmulo de produto”, explica Mariana. Para Gabriela Ferreira, especialista em sobrancelhas grossas que atende famosas como a cantora Luíza Possi e a youtuber Marina Santa Helena no salão House Of Beauty, também da capital paulista, usar lápis diariamente na região, além de pesar no visual, pode atrapalhar muito mais do que você imagina: “como normalmente há cera na composição desses lápis, pode entupir os poros, impedindo os pelos de crescerem”, avisa.

Fuja das "sobrancelhas de Instagram" com dicas de profissionais - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Fuja das "sobrancelhas de Instagram" com dicas de profissionais
Imagem: Reprodução/Instagram
Tenha paciência
Não adianta forçar um desenho se não existem pelos. Segundo Mariana Brito, o mercado de cosméticos oferece produtos que ajudam a fazer crescer os fios da região. No entanto, alerta: “requer paciência e disciplina, mas vale muito a pena. É a partir do crescimento que se torna possível desenhar um novo formato mais satisfatório”, diz. Ainda assim, se você está com pressa, saiba que dá para reverter sobrancelhas muito fininhas ou com falhas. Um método seguro e com boa duração é a micropigmentação fio a fio. “É a melhor forma de preencher falhas, definir o desenho e, quando bem-feita, fica super natural”, diz Gabriela.

Vida real x Instagram
Para fazer as "tapered brows" é preciso investir em maquiagem sim, mas também é preciso ter tempo para treinar. O segredo, segundo todas as especialistas, é não copiar as famosas, pois é muito importante respeitar a harmonia do seu próprio rosto. Mariana Ishizaka sugere, inclusive, que vale maquiar a pele adequadamente também, respeitando a intensidade do make para um efeito mais uniforme no final, que funcionará tanto para o dia a dia como para o selfie (considerando que em fotos e vídeos existe a necessidade de uma produção mais reforçada)”.