Topo

9 dicas de decoração para ter uma casa mais feliz

Veja como deixar seu lar mais aconchegante - Getty Images
Veja como deixar seu lar mais aconchegante Imagem: Getty Images

Veridiana Mercatelli

Colaboração para Universa

31/07/2018 04h00

Casa significa abrigo, recolhimento, é onde podemos ser quem somos por completo, exercer nossa identidade em todos os sentidos.

“Quanto menos eu fico em casa, menos tenho a sensação de que eu tenho um espaço no mundo que me acolhe. Por isso é tão importante resgatar o uso da casa”, diz a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, co-idealizadora do projeto Hestia, que apresenta a decoração e arquitetura como elementos que contribuem para a felicidade.

Veja também

Deixar a casa acolhedora não tem a ver com gastar rios de dinheiro em lojas de decoração, mas com fazer escolhas certeiras, que respeitem a sua personalidade e estilo de vida. Veja algumas dicas de Angelita Corrêa Scardua.

1. Menos Pinterest, mais o seu modo de vida

Antes de sair comprando móveis, objetos e reformando a casa com referências da internet, é preciso pensar bem: essas escolhas vão funcionar no seu dia a dia? Por exemplo, cozinhas com balcão estão em alta, porém...

“Uma pessoa que gosta de cozinhar e faz isso sempre pode ter problemas no imóvel com cozinha e sala integradas, porque o cheiro de comida fica impregnado em cortinas e estofados”, fala Scardua.

Já se você gosta de relaxar vendo séries, vai se sentir mais feliz ao investir dinheiro em um bom sofá do que em panelas coloridas de ferro fundido esmaltado.

2. Deixa a luz entrar

Uma casa precisa de iluminação natural. E ponto.

“A iluminação natural tem a ver com o nosso ciclo circadiano, que é o ciclo do sono vigília, sincronizado com a variação de claro-escuro da natureza. Essa sincronização é importante para a nossa saúde hormonal. E os nossos hormônios estão associados a várias funções do nosso corpo”, explica a psicóloga.

Se sua casa tem poucas janelas, use cortinas leves, que você possa abrir completamente. E procure não colocar nada que obstrua a passagem da luz natural –como um vidro escuro.

Espelhos e paredes claras também ajudam a clarear o ambiente. 

3. E a ventilação também

Quanto mais a gente tiver ventilação natural, melhor, mesmo em cidades frias. Essa circulação ajuda a eliminar mofo, ácaros e renova o ar da casa. Ar limpo faz bem para o organismo, já que evita uma série de alergias respiratórias.

“Especialmente as áreas de trabalho e em que há dejetos (banheiro e cozinha) têm que ter boa ventilação”, fala Scardua.

4. Ao menos um pouco de organização

Claro que cada pessoa tem um limite para a organização, mas é importante que o ambiente esteja arrumado em nosso campo de visão, pois a bagunça estressa.

Coisas fora do lugar chamam nossa atenção e nos fazem gastar mais energia. Essa dica vale especialmente para locais de trabalho, em que você precisa de concentração e, claro, no quarto.

“Quarto bagunçado é péssimo para a qualidade do sono. A mente demora muito mais para relaxar”, fala a psicóloga.

5. Utilize a cor de luz ideal para cada cômodo

Nem sempre nos preocupamos com a cor da lâmpada que ilumina os ambientes, mas deveríamos. A regrinha básica é usar luz branca em áreas de trabalho, como o escritório, e nas que exigem um nível maior de limpeza, como banheiro e cozinha.

“A luz branca mantém nosso cérebro alerta, exige atenção e segurança”, diz a psicóloga. A luz amarela, ao contrário, promove relaxamento, então, é perfeita para locais como quarto e sala de estar.

Mas evite a luz amarela direta, aquela que fica focada em um ponto. Um bom recurso é usar abajures pelos cantos, que trazem sensação de conforto, por proporcionarem uma iluminação indireta.

6. Troque as roupas de cama e banho com mais frequência

Roupa de cama limpa é sinônimo de sono reparador. O nosso olfato sente a diferença de quando está limpo e este cheiro reflete em tranquilidade, segurança e a sensação de conforto.

O mesmo vale para toalhas. Depois de um dia estressante, nada como um bom banho e uma toalha limpa para tirar o estresse do corpo, não?

7. Espalhe seus objetos favoritos pela casa

“Se você gosta de bibelôs, não importa se vão falar que é cafona. Tenha-os! Se gosta de ambiente clean, não ouça quando disserem que sua casa não é convidativa. Ela tem que refletir seu gosto pessoal, somente isso”, diz Scardua.

Valorize os itens que para você são importantes, como lembranças de viagem. “Se tem uma peça, uma foto de que você gosta muito, coloque em destaque, pois ela sempre vai lembrá-lo de uma boa experiência. E lembranças positivas ajudam a manter a gente com sensações agradáveis e emoções positivas”, explica.

Também vale expor algo que faça parte da sua história, pode ser uma jarrinha que pertenceu a alguém da família, por exemplo. “É interessante ter esses referenciais da sua identidade, da sua cultura.”

8. Em contato com a natureza

Ter plantas melhora nosso ânimo. Se você não é das pessoas mais habilidosas os verdes, uma boa opção são as suculentas ou cactos, que não demandam tantos cuidados. Ou, ainda, comprar a cada semana um ramo de flores e colocar em um vaso.

Há outras opções, além das plantas, para trazer a natureza pra dentro de casa, como usar móveis de madeira (e deixar na cor natural), um aquário, uma escultura de pedra, um jarro, uma manta de lã sobre o sofá…

“Pense qual é o elemento da natureza que condiz com a sua identidade e estilo de vida.”

9. Uma cor para cada lugar

É natural querermos utilizar nossas cores favoritas pela casa, mas há algumas regrinhas, do ponto de vista psicológico, que precisam ser observadas. Em ambientes de relaxamento, como o quarto, as cores neutras, claras, tons pastel ou até cores profundas (como o azul marinho) são as melhores opções.

“Se você gosta do vermelho, dá para usar, mas evite pintar o quarto todo, pois é uma cor estimulante. Prefira pintar uma única parede ou, melhor ainda, usar o tom em elementos da decoração”, sugere a psicóloga.

Já para áreas de atividade, como sala de jantar, as cores quentes caem muito bem. As cores frias, como o verde e azul claros, podem ser usadas na cozinha e no banheiro, ambientes que exigem limpeza.