Para os menos conectados, o nome da influencer Thaynara Oliveira Gomes, 27 anos, pode passar batido. Ainda. Neste ano, ela estreia dois programas no canal de TV fechada GNT, da Globosat. Acumula 3,4 milhões de seguidores no Instagram. É a garota-propaganda de ao menos 7 grandes anunciantes, que vão de marcas de cosméticos a grandes bancos. O cachê, por campanha, pode chegar a R$ 150 mil reais. Ela não confirma o valor, mas gargalha. Motivos tem mesmo para rir à toa.
Há quatro anos, a então estudante de direito da Universidade Federal do Maranhão passava os dias se preparando para um concurso público. Não tinha grana nem para bancar a depilação - dependia dos pais pra tudo. Seu único passatempo, à época, era postar vídeos no Snapchat, rede social em que compartilhava com os amigos os dramas de uma vidinha sem emoção. Aparentemente, muita gente se reconheceu ali. Ou achou graça na moça. Um seguidor espalhou pra outro, que marcou o outro... E, quando se deu conta, a maranhense havia se tornado uma musa digital.
"Ééééégua!" --ela repete o tempo todo, assim como muitas outras gírias típicas do seu estado-natal. Foi assim, com sotaque marcado e influências regionais, que Thaynara atraiu uma legião de fãs, que ultrapassam os limites do eixo Rio-São Paulo, onde ainda nasce grande parte dos movimentos digitais. Não por acaso, ela continua morando no Maranhão, refúgio entre as viagens e compromissos. "Os seguidores gostam quando eu faço vídeos do meu quarto, em São Luís, todo bagunçado", conta.
A carreira de advogada e o concurso público ficaram no passado. Hoje, ela usa sua influência para divulgar a cultura da região onde vive e ajudar instituições filantrópicas. No ano passado, conseguiu arrecadar mais de R$ 200 mil ao promover o evento São João da Thay -- o dinheiro foi doado para a Apae. Neste ano, a terceira edição da festa arrecadará fundos para a Unicef. "Eu não surgi do nada. Tomei uma decisão inteligente que mudou minha vida e me faz feliz".
Fada sensata, como se diz nas redes, essa Thaynara OG.