menu
Topo

Sexo

O que impede você de transar mais?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rotina, vergonha do corpo, cansaço ou excesso de trabalho? Faça o teste, elaborado com a colaboração do médico e terapeuta sexual João Borzino, e descubra.

  • Rotina

    Todo mundo se deixa levar pela rotina em algum momento da vida, principalmente em relacionamentos longos. Afinal, a gente quer se sentir seguro --e tudo bem! Mas na hora do sexo, é legal inovar. Você pode nem ter percebido, mas talvez esteja fazendo sempre as mesmas posições e seguindo um roteiro de preliminares. Bora trazer ideias novas pra sair da monotonia? Às vezes, uma chegadinha ao motel já faz uma bela diferença.

  • Problemas no trabalho

    Quando o bicho está pegando na vida profissional, nem sempre dá pra se desligar dos problemas e transar sem pensar na quantidade de e-mails pendentes na sua caixa de entrada. Nem mesmo as investidas do outro desviam o seu pensamento? Tente estabelecer um momento de transição, para se desligar da vida profissional e se abrir para a convivência, como assistir à TV por meia hora ou ir à academia.

  • Baixa autoestima

    Poucas coisas detonam tanto a vida sexual como a baixa autoestima. Antes, durante e depois da transa, podem rolar pensamentos como "será que o outro gostou de mim?", "meu corpo não está legal", "não me olhe muito" e por aí vai. Como resultado, você pode evitar transar ou não relaxar completamente. Para sair dessa, é importante trabalhar a autoaceitação. Este processo nem sempre é rápido, mas vai ajudar em todos os aspectos da sua vida, não só na cama.

  • Cansaço excessivo

    Você provavelmente boceja quando o par fala em sexo. Não é que não gosta da coisa, mas talvez esteja com uma rotina exaustiva --aí, melhor do que gozar é ter 8 horas de sono. Quer sair dessa vibe? Dê uma olhadinha no que está causando este cansaço todo e tente ajustar o dia a dia para descansar, mas também curtir a vida. Lembre-se: sexo pode ser uma excelente forma de recarregar as energias.