Topo

Universa

Qual é o seu perfil profissional?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaborativo, competitivo, passivo ou político? Descubra qual imagem que você passa no trabalho com o teste elaborado com a consultoria da especialista em gestão de empresas Rosangela Souza, professora da Fundação Getúlio Vargas.

  • Colaborativo

    Getty Images

    Você é um profissional que trabalha muito bem em equipe. Não só gosta de ajudar os colegas como, também, valoriza a criação em grupo. É considerado altruísta mas, na realidade, entende que o resultado tem de ser conquistado pelo time. Empresas das áreas de TI e comunicação são as que mais valorizam pessoas com o seu perfil, segundo Rosangela Souza. "Você só precisa tomar cuidado para não querer ajudar todo mundo e não conseguir se concentrar em si mesmo. Mesmo colaborando, ainda precisa bater as metas pessoais", afirma a especialista em gestão de empresas

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Competitivo

    Getty Images

    Você é um profissional competitivo, que quer ser o melhor o tempo todo. Para se destacar sozinho, abre mão do trabalho em equipe, por achar que as outras pessoas podem ofuscar o seu sucesso. "Um dos problemas de agir assim é que os contatos também colaboram significativamente para o crescimento profissional", diz a especialista em gestão de empresas Rosangela Souza. Seu perfil individualista também pode gerar conflitos com os colegas. Mas se, ainda assim, você optar por não mudar o seu estilo, saiba que a área comercial é mais adequada para o seu desenvolvimento.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Passivo

    Getty Images

    Você executa as tarefas que recebe e só. Pelas suas respostas, foi possível perceber que você não tem o hábito de criar, sugerir processos ou oferecer ajuda em alguma tarefa antes de ser requisitado pelo gestor. "Hoje, com a proliferação de franquias, há bastante espaço para esse perfil de profissional. Nesses espaços, aquele que apenas reproduz procedimentos, de acordo com um padrão, pode ter mais chances de sucesso", afirma a especialista em gestão de empresas Rosangela Souza. Porém, se estiver em uma empresa que tenha o perfil colaborativo, provavelmente você terá que rever sua maneira de trabalhar.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Político

    Getty Images

    Você quer agradar aos seus superiores a todo momento, porque acredita que essa é uma maneira de se destacar sem, necessariamente, pegar no pesado. Talvez tenha agido dessa maneira a vida inteira, sem parar para pensar a respeito. Mas vale saber que, em muitas empresas, essa postura não é bem vista. "Ninguém confia muito no político, pois esse verniz corporativo fica evidente durante a rotina de trabalho", afirma a especialista em gestão de empresas Rosangela Souza. É preciso ter tolerância e jogo de cintura para se dar bem no meio corporativo, mas bajular e engolir sapos não vão ajudá-lo a ir muito longe na carreira.

    Gostou do resultado? Compartilhe!