Topo

Universa

O quanto você mente?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Descubra, fazendo o teste elaborado com a consultoria de Jessye Cantini, psicóloga clínica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Marcelo Felippe, professor do INAp (Instituto de Neurolinguística Aplicada do Rio de Janeiro).

  • Tão sincero que ofende

    Getty Images

    Se tem algo que você não tolera é mentira. Por isso, diz sempre a verdade, doa a quem doer. Cuidado, agir assim pode acabar magoando quem convive com você! "É sempre possível dizer a verdade de forma suave e, o melhor, sem ofender ninguém", afirma o especialista em Neurolinguística Marcelo Felippe. Segundo o professor, avaliar diariamente os próprios comportamentos e buscar mais conhecimentos sobre comunicação pessoal são formas de aprender a não exagerar na dose e evitar o "sincericídio".

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Só para tirar vantagem

    Getty Images

    Você acredita que não existe problema algum em falar uma mentirinha de vez em quando, não é? Na verdade, você é frequentemente tentado a usar esse expediente para se livrar de problemas ou para tirar proveito de uma situação. É um risco. "A verdade acaba sempre aparecendo. Portanto, ao invés de mentir para se promover, por exemplo, procure se preparar melhor para aquilo que almeja", diz o especialista em Neurolinguística Marcelo Felippe. Não se iluda: quando uma mentira é descoberta, a confiança tende a acabar ou se fragilizar.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Mente sem culpa

    Getty Images

    Tudo indica que, para você, mentir já se tornou um hábito. Às vezes, até mesmo você já não consegue diferenciar o que é verdade naquilo que diz. "Pessoas assim veem na mentira um caminho simples para conseguirem o que querem ou evitarem o que não querem. E essa recompensa rápida reforça o comportamento, principalmente se elas percebem que conseguem mentir impunemente", explica a psicóloga Jessye Cantini. Fique atento, pois, a qualquer descuido, você pode perder a confiança das pessoas e acabar excluído dos grupos nos quais convive.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Mente para não magoar as pessoas

    Getty Images

    Você tem tanto medo de chatear as pessoas de quem gosta que, às vezes, prefere mentir só para não desagradá-las. "Falta-lhe assertividade, que é o ato de expressar pensamentos e sentimentos de forma sincera sem ser agressivo ou passivo. É a comunicação direta e objetiva", explica a psicóloga Jessye Cantini. Agindo assim, você pode acabar explodindo um dia ou, pior, viver reprimido em função dos outros. Não tenha medo de expressar suas ideias e sentimentos.

    Gostou do resultado? Compartilhe!