Topo

Médicos se recusam a realizar "testes de virgindade" no Marrocos

Priscila Barbosa
Imagem: Priscila Barbosa

Da RFI

14/01/2019 09h00

Mesmo sem nenhum valor legal, este tipo de prática acontece ainda não apenas nos países do Norte da África, como o Marrocos, mas também no Brasil, na Índia, na Indonésia, na África subsaariana, na Irlanda do Norte e até na Grã-Bretanha. Mas muitos médicos marroquinos se recusam agora a emitir o "certificado de virgindade", exigido por algumas famílias antes do casamento. Eles consideram humilhante para as meninas jovens, e ineficaz, além de uma fonte de problemas de saúde e de traumas.

Segundo o jornal "Assabah", médicos marroquinos que atuam nos setores público e privado agora se recusam a fornecer o certificado de virgindade exigido por algumas famílias do futuro marido, ou por ele próprio. Os profissionais de saúde citam três razões para sua recusa em praticar o "teste da virgindade": falta de respeito pelas mulheres, a completa inutilidade do procedimento, que acaba se tornando uma fonte de problemas físicos e psicológicos. Além disso, legalmente o certificado de virgindade não tem valor legal em Marrocos.

Segundo o site de "France Info", em outubro de 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho de Direitos Humanos e a ONU Mulheres condenaram por unanimidade, em um comunicado conjunto, o teste de virgindade. É "uma violação dos direitos humanos de meninas e mulheres e pode ser prejudicial ao seu bem-estar físico, psicológico e social. O exame pode ser doloroso, humilhante e traumático. Como esses procedimentos são desnecessários e potencialmente prejudiciais, é antiético para os médicos ou outros profissionais de saúde realizar tais procedimentos, que nunca devem ser executados", disseram os organismos internacionais.

Os dois métodos mais comuns para "testar a virgindade" são a inspeção do hímen ou a inserção de dois dedos. Cada um desses métodos é baseado em um equívoco, que não encontra subsídios científicos: o preceito que diz que a aparência do sistema reprodutivo feminino é um indicador de sua atividade sexual, ou não. Além disso, os profissionais de saúde consideram que, com a banalização da operação de reconstrução do hímen (himenoplastia), os testes não constituem uma prova da virgindade de mulheres jovens.

No entanto, em agosto de 2018, quando o governo acabava de anunciar a reintegração do serviço militar obrigatório para homens e mulheres, houve vários rumores de um teste de virgindade que seria exigido pelo Exército para todas as mulheres convocadas. O governo teve que intervir para negar categoricamente essa fake news.