menu
Topo

Moda


Moda

A brasileira Aline Celi é destaque da Berlin Fashion Week

13/01/2019 18h53

Dona de uma sólida carreira no mundo da moda, a estilista brasileira Aline Celi é um dos destaques da Berlin Fashion Week, que acontece entre 15 e 18 de janeiro de 2019.

Dona de uma sólida carreira no mundo da moda, a estilista brasileira Aline Celi é um dos destaques da Berlin Fashion Week, que acontece entre 15 e 18 de janeiro de 2019.

Reprodução/Instagram/@alineceli
Aline em evento da Berlin Fashion Week Imagem: Reprodução/Instagram/@alineceli

Ela participa regularmente do evento desde 2013. Foi exatamente aquele primeiro convite para o encontro que a levou a abrir sua própria grife. Aline ainda estava terminando os estudos de design de moda numa universidade em Pförzheim, cidade no oeste da Alemanha, e foi pega de surpresa.

"Eu fiquei meio preocupada, se eu conseguiria dar conta. Eu não queria perder a oportunidade, mas por outro lado é bem difícil você conseguir montar uma empresa de uma hora para outra", diz. "E a gente, em um mês, fez tudo. Abriu empresa, preparou coleção. Fez tudo o que tinha que fazer. E ficou tudo pronto para a Fashion Week".

Depois da estreia em Berlim, ela montou um ateliê em Karlsruhe. Ano passado, Aline mudou sua empresa para Berlim, abrindo um showroom na Friedrichstrasse, uma das ruas mais nobres do centro da cidade.

O novo endereço foi consequência natural para o crescimento da marca, cuja fama já ultrapassa fronteiras, com convites para desfiles em lugares como Cracóvia, Milão e Paris. "Tinha que ser Berlim, não tinha como ser outra cidade. Até porque tem o Berlin Fashion Week, tem todos os nomes, tem todos os contatos aqui. Quando os compradores vêm para a Alemanha, vêm para Berlim", explica.

"A parte logística para eles fica muito mais fácil. Eles veem as peças, a qualidade do produto direto, a gente não precisa ficar mandando amostras. E o nosso público final pode vir direto comprar no showroom com um preço bem mais acessível do que numa boutique".

A grife chama atenção na Europa pela forte responsabilidade social, dando apoio para iniciativas em prol de meninos carentes em Natal, no Rio Grande do Norte, cidade onde Aline nasceu. Ela apoia ajuda a financiar projetos para jovens socialmente desfavorecidos no Brasil, como o "Gol na vida", em Natal.

Outro diferencial de Aline Celi é o enfoque na sustentabilidade. Já o estilo das coleções é marcado pelo minimalismo, simplicidade, praticidade e leveza. Por isso, as criações da brasileira podem surpreender alguns europeus desavisados, que esperam uma explosão de cores tropicais na passarela.

"Quando a gente foi a um desfile em Milão, em setembro, teve um pessoal que veio conversar com a gente, de uma rede de televisão de Malta. E ela me falou 'não vi nada de colorido'. Eu acho que ela pensou que eu ia chegar na passarela com tudo colorido, umas passistas de samba...", lembra a designer. "Eu não sei o que ela imaginou. Mas ela viu tudo, menos o que ela imaginava de uma designer brasileira no exterior", conclui.