Topo

Famoso na TV, chef Mario Batali alega inocência em caso de assédio sexual

Chef Mario Batali em audiência da acusação de assédio sexual - Reuters
Chef Mario Batali em audiência da acusação de assédio sexual Imagem: Reuters

25/05/2019 10h24

O reconhecido chef e ex-apresentador de TV Mario Batali compareceu a um tribunal em Boston nesta sexta-feira, no qual deu entrada em uma alegação de inocência em resposta à acusação criminal de ter assediado uma mulher, forçando-a a beijá-lo em um restaurante em 2017.

Vestindo boné e blazer, Batali, de 58 anos, ignorou as perguntas dos jornalistas a caminho do Tribunal Municipal de Boston, onde foi denunciado após ser acusado de agressão sexual.

É o primeiro caso criminal contra Batali desde a grande visibilidade que o movimento #MeToo conquistou em 2017, expondo diversos tipos de assédio e abuso sexuais sofridos por mulheres em diferentes áreas, o que arruinou a carreira de homens na indústria midiática, na política, no entretenimento e nos negócios.

Em março de 2017, a autora do processo descreveu à polícia o assédio sofrido após posar com Batali para uma foto em um restaurante de Boston, segundo a queixa.

"A vítima afirmou que estava desconfortável e que era chocante para ela que isso estivesse acontecendo", alegava a queixa.

O processo apresentado contra Batali em agosto está pendente.

O chef foi liberado sob a condição de evitar o contato com a vítima. A pedido do advogado de Batali, um juiz disse que a exigência teria sido dispensada caso ele precisasse testemunhar em sua ação judicial.

Batali, que vendeu neste ano suas participações em seus restaurantes dos Estados Unidos depois que as acusações surgiram, nega irregularidades e "pretende combater as acusações vigorosamente", disse Anthony Fuller, seu advogado, em um comunicado.

Se for condenado, Batali poderá ser sentenciado a até 2 anos e meio de prisão.

Seu carisma e seu talento culinário o transformaram em executivo de restaurantes, estrela de TV, autor e um dos chefs mais reconhecidos do mundo. Ele estreou na Food Network em 1997 com o programa "Molto Mario" e, em 2011, ajudou a lançar o programa diurno de culinária "The Chew" na ABC.

Em dezembro de 2017, a ABC demitiu Batali depois de quatro mulheres não identificadas acusarem-no de conduta sexual imprópria que, segundo elas, duraram ao menos duas décadas. A Food Network também cancelou os planos de relançar "Molto Mario".

O Departamento de Polícia de Nova York iniciou uma investigação depois que o programa "60 Minutes", da CBS, noticiou em maio de 2018 que Batali drogou e agrediu sexualmente funcionárias em 2005. Batali negou a acusação e a polícia encerrou a investigação posteriormente.