Topo

Líder da oposição é acusado de chamar premiê May de "mulher estúpida" no RU

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May - AP
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May Imagem: AP

Da Reuters, em Londres

19/12/2018 15h42

A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico irrompeu em indignação nesta quarta-feira (19), quando o líder do opositor Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, pareceu dizer as palavras "mulher estúpida" após acirrado debate com a primeira-ministra Theresa May.

O comentário de Corbyn foi capturado por câmeras de televisão durante a sessão de perguntas e respostas pela qual líderes britânicos precisam passar toda quarta-feira.

Veja também

O líder trabalhista estava fazendo perguntas hostis à May sobre a decisão que ela tomou na semana passada de adiar uma votação parlamentar sobre seu acordo de separação da União Europeia.

Em resposta, May sugeriu que Corbyn poderia não ter o apoio de seus próprios parlamentares em relação à União Europeia e, usando a fala de uma peça britânica Natal, disse: "Eu tenho um conselho para o Cavalheiro Honorável: olhe atrás de você."

"Eles não estão impressionados e tampouco está o país."

Em seguida, Corbyn balançou a cabeça e pareceu sussurrar "mulher estúpida".

Depois, um porta-voz de Corbyn disse: "Ele não a chamou de mulher estúpida, então não acho que haja nenhum motivo para um pedido de desculpas. Pelo que eu entendo, ele disse 'povo estúpido'."

Uma sessão que havia começado com parlamentares desejando Feliz Natal e um Ano Novo tranquilo uns aos outros, logo se transformou em uma disputa, com parlamentares mulheres, em especial, exigindo que Corbyn fosse repreendido.

May disse a parlamentares: "Acredito que todos nesta casa, especialmente no 100º aniversário do voto feminino, deveriam visar encorajar mulheres a entrarem nesta Câmara... e deveriam, portanto, usar linguagem apropriada."