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Semana de Moda de NY quer incentivar consumidores a gastar

Por Michelle Nichols

09/09/2009 12h19

NOVA YORK (Reuters) - A Semana de Moda de Nova York começa nesta quinta-feira (10) com uma mensagem simples para os consumidores interessados em estilo: gastem, gastem, gastem

  • AP

    Modelo desfila criação de Marc Jacobs para o inverno 2009 na Semana de NY



Os estilistas esperam inspirar confiança nos consumidores enquanto reavaliam o funcionamento do setor da moda durante a pior recessão dos últimos 70 anos nos EUA, durante a qual as vendas dos varejistas americanos vêm caindo mensalmente há um ano.

A Semana de Moda de Nova York, que acontece duas vezes ao ano e é seguida pelas semanas de moda de Londres, Milão e Paris, é promovida para que varejistas e a mídia vejam as tendências futuras da moda, mas os consumidores têm que esperar seis meses para ver essas novas tendências presentes nas lojas.

A estilista Diane von Furstenberg, diretora do Conselho de Estilistas de Moda dos EUA, disse: "A Semana de Moda tem confundido os consumidores. Eles veem coisas nos jornais, então vão às lojas e encontram coisas completamente diferentes."

Esta semana serão vistas tendências para a primavera e o verão de 2010, mas muitas lojas estão oferecendo roupas de outono e inverno. Mas ainda está fazendo calor em Nova York, e essas roupas provavelmente serão oferecidas com desconto quando o frio chegar.

Com o índice de desemprego em 9,7% nos EUA, os consumidores vêm reduzindo suas compras dramaticamente.

Os consumidores americanos compraram em média 64 peças de roupa e sete pares de calçados em 2008, contra 67 peças de roupa e oito pares de calçados em 2007, revelou a Associação Americana de Roupa e Calçados.

"A recessão vem sendo muito assustadora", disse à Reuters a estilista Vera Wang.

A moda é a segunda maior indústria de Nova York, perdendo apenas para o setor financeiro. A cidade sedia mais de 800 empresas de moda, emprega 175 mil pessoas e gera 10 bilhões de dólares em salários.

"Cabe à indústria da moda esforçar-se ao máximo e criar coisas que levem as pessoas a dizer 'não posso deixar de comprar isso'", disse Fern Mallis, vice-presidente sênior da IMG Fashion, que promove o evento de Nova York, conhecido oficialmente como Semana da Moda Mercedes-Benz.

Para tentar persuadir os consumidores a gastar, a Semana de Moda de Nova York vai começar na quinta-feira com "Fashion's Night Out," uma iniciativa da editora da revista Vogue americana, Anna Wintour.

A Vogue está organizando uma promoção pela qual lojas ficarão abertas até tarde para "celebrar a moda" em Nova York, Inglaterra, Grécia, Itália, Rússia, França, Brasil, Índia, Espanha, China, Alemanha, Japão e Taiwan.

"Precisamos fazer o consumidor se engajar e compreender a importância do que faz - que não está fazendo compras apenas para ele, mas para fazer uma diferença no mundo e manter uma indústria que é necessária," disse a estilista Donna Karan.

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