Topo

Xuxa: "As pessoas precisam se acostumar à ideia de que vão me ver enrugada"

Xuxa em evento da Espaçolaser - Marcello Sá Barreto/Brazil News
Xuxa em evento da Espaçolaser Imagem: Marcello Sá Barreto/Brazil News

Carolina Martins

Colaboração para Universa

25/06/2019 16h49

Xuxa é rainha quando o assunto é envelhecer bem. Aos 56 anos, a apresentadora diz que está em sua melhor fase. E, apesar de ter passado por tentativas que não deram muito certo anteriormente -- como a aplicação de toxina botulínica, experiência de que ela não gostou, e as cirurgias de implante de silicone, que se tornaram um sofrimento --, ela não descarta a hipótese de voltar a fazer tratamentos estéticos.

"Já tentei fazer processos estéticos. Troquei os seios, [a prótese] encapsulou, virou. Meu corpo não funciona muito com isso. Acho que é melhor as pessoas se acostumarem à ideia de que vão me ver enrugadinha pelo resto da vida", disse ela, durante evento da Espaçolaser, rede de estética da qual é sócia, em São Paulo, nesta terça-feira (25).

Ela explica por que acha que alguns procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica, não funcionam para ela. "Pode ser que eu faça, mas vou mostrar pra vocês que não vai ficar bom. Eu sou muito careteira. Essas coisas me assustam. Quando eu vejo a cara de algumas pessoas que acabaram de fazer, eu fico assustada, porque fica aquela coisa sem expressão. E eu tenho muita expressão, então fico com medo. Mas pode ser que um dia eu faça, até para ver que eu tinha razão de que é uma coisa não funciona comigo", diz ela, que inclusive costuma avisar às amigas quando elas "exageram" na dose.

"É muito mais forte do que eu. Às vezes não é nem amiga, é uma pessoa que eu nem conheço direito e eu falo: 'o que você fez na cara? Não está legal!' Sai sem querer, não faço isso para agredir ninguém. Nem deveria, estou tentando me segurar."

Em contrapartida, a apresentadora disse que é fã de tratamentos feitos com máquinas, como aparelhos de ultrassom. "Acho que não muda muito, dá uma estimulada em uma coisa que eu mesma já não tenho mais, que é o colágeno. É fantástico, todo mundo deveria fazer, não só depois de certa idade, mas até para prevenir e melhorar a pele."

Autoaceitação

Xuxa falou sobre seu processo de autoaceitação e sobre o fato de postar fotos que mostram suas marcas de expressão e seus cabelos brancos. "Tiro fotos sem maquiagem nem filtro. Eu vejo muitas pessoas que fazem tudo com filtro e eu não sou muito chegada a isso. Vejo pessoas nas minhas redes sociais que falam 'nossa, como ela está velha', 'como ela está feia', que criticam, são brutas. O fato de eu me expor desde os 16 anos as pessoas se acham no direito de dizer 'gosto de você assim'. É uma falta de respeito muito grande. E na maioria das vezes são as mulheres que falam."

Apesar de recusar os filtros e as intervenções estéticas (por enquanto), isso não significa que a apresentadora não se cuide. "Existe uma galera que levanta a bandeira de que a mulher tem que se aceitar, existem outras que se cuidam de todas as maneiras possíveis porque gostam daquilo, e não deixam de ser pessoas que também lutam para que a mulher tenha espaço. Eu sou adepta à depilação, a cortar o cabelo, a tirar a sobrancelha, a fazer unha, que eu adoro. Minha opinião é: faça tudo o que você quiser para ficar feliz."

A bandeira da apresentadora é que as pessoas se aceitem como são. "Talvez tenha me ajudado o fato de que tenho pessoas que me aceitam do jeito que eu sou: o Junno, a minha filha. É bom ter pessoas que gostam da gente do jeito que a gente é, e eu tenho. Nunca tive muito cabelo e quando inventei de raspar muita gente foi contra. Hoje acho tão libertador não ter cabelo. As pessoas têm de se assumir como são e aceitar isso. Tudo ficaria mais fácil."