Topo

Uma em cada seis mulheres sofrem maus-tratos no parto, diz estudo americano

Mulheres relataram ofensas e descaso durante o parto - Getty Images/iStockphoto
Mulheres relataram ofensas e descaso durante o parto Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

23/06/2019 20h44

Um estudo americano feito com 2.000 mulheres mostrou que 17% delas dizem já terem sofrido maus-tratos durante o parto. Entre os abusos sofridos, elas relatam serem repreendidas, ameaçadas, ignoradas e negligenciadas em pedidos de ajuda feitos a médicos e enfermeiros.

A pesquisa, publicada no dia 11 de junho pela revista científica Reproductive Health (saúde reprodutiva), mostra que esse número sobe para 28% entre parturientes que dão à luz em hospital. Se o parto for feito em casa, a taxa é de 5%.

O índice também é maior de acordo com a raça: 27,2% das mulheres negras reportaram terem sido maltratadas; entre brancas, foram 18,7%.

"Nossas descobertas sugerem que maus-tratos são vivenciados com mais frequência cor mulheres de cor, quando o nascimento ocorre em hospitais e entre aqueles menos favorecidos em suas condições sociais, econômicas e de saúde", reporta o estudo.

"Fiquei surpresa ao descobrir que as mulheres reclamaram, principalmente, porque gritaram com elas ou as repreenderam", disse Monica McLemore, professora de enfermagem na Universidade da Califórnia em São Francisco e uma das autoras do estudo. "Eu acho isso inaceitável", falou a pesquisadora, em entrevista ao "HuffPost".