Topo

Direitos da mulher


Mulheres "entram" em encontro de líderes da tecnologia por Photoshop

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Da Universa

2019-06-13T15:28:12

13/06/2019 15h28

Uma foto que seria uma celebração às grandes mentes da tecnologia acabou gerando grande constrangimento. O registro da reunião que uniu nomes como Jeff Bezos, da Amazon, e Reid Hoffman, um dos fundadores do LinkedIn, teve duas mulheres inseridas digitalmente -- Lynn Jurich, da SunRun, e Ruzwana Bashirda, Peek.com.

A gafe foi levantada pelo repórter Ryan Mac, do "BuzzFeed News", após ver a imagem em destaque de uma matéria da "GQ" sobre o encontro que aconteceu na casa de Brunello Cucinelli, que vive em um verdadeiro "vilaggio" na Itália.

A cabeça de Lynn aparece de modo estranho na foto, que contém 15 homens:

E ela não aparece em uma foto mais geral do encontro, publicada no Instagram:

Sem a "inserção" de Lynn e Ruzwana, essa era a foto -- encontrada, ironicamente, no LinkedIn de um assessor de Brunello:

A justificativa

Em comunicado enviado ao "BuzzFeed News", um porta-voz de Brunello afirma que "quando perceberam que não tinha uma foto com todos os participantes, adicionamos as duas mulheres". Segundo o e-mail, toda ação teve anuência das duas CEO. A "GQ", por sua vez, nega ter sido avisada das modificações.

As reações

A atitude, porém, não foi perdoada nas redes sociais, em que as pessoas fizeram de tudo para protestar com a falta de diversidade do encontro e do mundo corporativo em geral.