Topo

Novidades de beleza

Enerjet: conheça tecnologia que trata pele com ácido hialurônico sem agulha

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

05/06/2019 04h00

Produtos injetáveis -- como o ácido hialurônico, a toxina botulínica ou os bioestimuladores de colágeno -- são populares quando o assunto é estética. Mas nem todo mundo está disposto a encarar agulhas para fazer procedimentos faciais e corporais. Para quem morre de medo delas, acaba de desembarcar no Brasil uma tecnologia que consegue inserir produtos na pele sem as temidas picadinhas, o Enerjet.

A plataforma faz a introdução de substâncias na pele por uma espécie de "tiro". "Colocamos o injetável em uma seringa acoplada ao equipamento. Ele então é levado para a pele por meio de um jato de ar muito potente, que faz sua introdução", explica Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria, da Horaios Estética, de São Paulo.

Podem ser usadas substâncias líquidas indicadas por médicos, como ácido hialurônico, ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio, entre outras. Em todos os procedimentos, o Enerjet consegue estimular de forma intensa a produção de colágeno local, devido à pressão. "Podemos fazer uma bioestimulação em áreas com rugas finas, rugas de sorriso, flacidez e linhas transversais do pescoço", enumera o dermatologista. Mas sua indicação mais popular é para efeito lifting no rosto, como em testa e região do contorno de mandíbula.

Apesar de ser possível usar a toxina botulínica no Enerjet, sua ação não é feita na face. "Sua aplicação é indicada para o tratamento de hiperidrose (suor excessivo) nas axilas. No rosto, o diâmetro da aplicação pode ser muito grande com o Enerjet, fazendo com que o alvo do tratamento com toxina botulínica não seja atingido", comenta Alberto Cordeiro.

No corpo, o aparelho consegue também diminuir flacidez e até gordura localizada, com a aplicação de enzimas que quebram o tecido adiposo. Além disso, dissipa fórmulas no couro cabeludo, sendo um bom aliado contra a queda de cabelo, perda de densidade dos fios e alopecia androgenética.

Dói?

O procedimento deve ser feito 30 minutos após intensa hidratação da pele. Muitas vezes, esse passo é feito com o auxílio de creme denso e um filme plástico que envolve a área. Isso deixa o extrato córneo, camada de queratina endurecida da pele, bem maleável, facilitando a permeação do produto via jato de ar.

Após cada sessão, por até três dias, a área de aplicação fica cheia de bolinhas. Segundo os especialistas, não há, entretanto, muito desconforto no processo. "Durante o Enerjet praticamente não se sente dor, apenas pressão. Mesmo assim, a aplicação pode ser feita com o uso de lidocaína, um anestésico, para pessoas mais sensíveis", diz a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de Campinas (SP).

Enerjet

O que é? Aparelho que introduz substâncias na pele sem uso de agulhas.
Resultados esperados: Pele mais firme, com aspecto rejuvenescido e lifting facial sem agulhas.
Duração: 40 minutos.
Quantidade de sessões: Para a face, uma sessão. Para o corpo, até três.
Contraindicação: Varia conforme as substâncias usadas no tratamento. A toxina botulínica, por exemplo, não pode ser usada em grávidas ou lactantes.
Manutenção: Anual.
Valor da sessão: A partir de R$ 3.500.

Novidades de beleza