Topo

Posso fazer luzes no cabelo em casa? Veja riscos de clarear os fios sozinha

Rafa Brites resolveu fazer luzes sozinha em casa. Mas isso dá certo? - Reprodução/Instagram
Rafa Brites resolveu fazer luzes sozinha em casa. Mas isso dá certo? Imagem: Reprodução/Instagram

Gustavo Frank

Da Universa

02/06/2019 04h00

Na semana passada, Rafa Brites disse no Instagram que não estava com tempo de ir ao salão para retocar as luzes. Por meio dos Stories, a apresentadora mostrou que resolveu fazer a manutenção dos fios em casa sozinha e dividiu com os seguidores o passo a passo para clarear o cabelo.

Muitas mulheres fazem essas luzes caseiras. Mas é recomendável deixar de ir até um profissional e improvisar com as próprias mãos? Colunista de Universa, o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do programa "Esquadrão da Moda", alerta sobre os perigos que essa prática pode trazer.

"Existe todo um processo de descoloração, ou seja, que vai tirar a cor natural dos fios. Tem ainda o tamanho das mechas, as partes que favorecem o rosto, o tom de cor que vai combinar com a pele. Fazendo em casa, a mulher corre o risco de deixar o cabelo marcado, manchado, quebradiço na raiz, ou seja, pode ter falhas no couro cabeludo, com pontas duplas e sem brilho."

A opinião é compartilhada pela cabeleireira Alejandra Blanco Shakira, do Creative Salon Jardins, de São Paulo. "Acho muito complicado. Quando a pessoa faz o cabelo em casa, ela não tem noção dos produtos que têm de ser utilizados para preservar a estrutura do cabelo e também não sabe os tempos. Antes de fazer luzes, é preciso ver como está a textura do fio do cabelo, se ele está comprometido por ter feito algum procedimento antes. Pode ter queda de cabelo, um corte químico. O cabelo pode manchar, pode abrir em vários tons e ela pode fazer uma bagunça total no cabelo dela."

Segundo Cintra, o que a mulher pode fazer em casa é tonalizar ou tingir os fios. "Mas não fazer luzes ou descolorir", opina.

Então, como tonalizar ou tingir os fios?

Para tonalizar os fazer o tingimento, Rodrigo recomenda que primeiro inicie-se com as mechas mais finas e deixe a raiz do cabelo para o final.

"Se for uma aplicação no cabelo todo, deve-se começar no comprimento e nas pontas, em mechas finas com a ajuda de um pincel, espalhando bem a coloração para que fique uniforme. Como a raiz do cabelo é mais quente que o comprimento, o produto só deve ser aplicado depois, cerca de 20 minutos após o início da aplicação. Se for feito apenas o retoque de raiz, aplique em mechas finas também, somente no crescimento.

Outra dica é não pintar o cabelo inteiro todas as vezes. "Isso faz com que os pigmentos acumulem e, com o tempo, o comprimento e as pontas ficarão bem mais escuros que a raiz. A cor não ficará uniforme."

O hairstylist pede atenção ainda para o tempo de pausa indicado na embalagem para evitar problemas. "Não fique menos que o indicado, pois a coloração pode não fazer efeito e apresentar falhas. Se ficar mais, não tem problema. E antes de aplicar o produto, proteja a pele com pomada ou gel de cabelo. Para retirar as manchas da pele, use sabonete comum, esfregando a ponta de uma toalha."

Cuidados antes e depois da descoloração

Desencanou de tentar em casa e resolveu que vai ao salão fazer as luzes? Antes de mudar o visual, é preciso manter os fios hidratados para evitar que depois do procedimento eles possam quebrar. E ainda mais importante: não esqueça de fazer o teste de mecha.

"O cabelo precisa estar saudável. Não pode estar ressecado e nem poroso, pois corre o risco de quebrar. Por isso é importante hidratar os fios uma vez por semana em casa e a cada 15 dias no salão. Invista em produtos de nutrição. Mas é indispensável fazer um teste de mecha antes da descoloração, que vai detectar se o cabelo pode ser submetido ao processo e também se você pode ter reações alérgicas aos produtos.

Já depois das luzes, também é preciso tomar alguns cuidados. "Após fazer as luzes, a pessoa precisa usar uma linha para cabelos coloridos, evitar lavar os fios na água quente e se expor por horas ao sol, ambos ajudam a desbotar a cor. A hidratação em casa deve ser uma vez por semana, e você pode intercalar com máscara com cor. Antes da chapinha, babyliss e secador, sempre aplicar protetor térmico", ensina Cintra.