menu
Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Jovem daltônica ganha óculos especiais para não precisar deixar a faculdade

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Da Universa

2019-05-16T18:47:09

16/05/2019 18h47

Uma estudante daltônica de Ohio, nos Estados Unidos, foi protagonista de um vídeo emocionante que circulou nesta semana. Savannah Allen, de 22 anos, sempre teve o sonho de ser dentista pediátrica, mas por conta de seu problema de visão começou a cogitar deixar a universidade.

De acordo com o jornal inglês "Metro", ela começou a ter notas baixas e a perder alguns momentos importantes da aula. Os vermelhos e verdes que ela estava acostumada a enxergar, por exemplo, eram na verdade marrons. Por conta disso, a jovem começou a ter dificuldades para distinguir entre o tecido gengival e o esmalte dos dentes.

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Sensibilizados com a condição da americana, um grupo de colegas de sua classe se reuniu e criou uma página de arrecadação coletiva para comprar os óculos EnChroma, que permitem que pessoas daltônicas possam enxergar todas as cores. "Ela nunca viu a cor do oceano, do céu ou da grama", disse a amiga Judith Reyes. "Foi uma loucura para nós."

O presente foi entregue e a reação de Savannah registrada em um vídeo divulgado na página da universidade. "Vocês são maravilhosos. Não quero que ninguém sinta que não pode buscar algo que ame só por causa de algo que é uma deficiência. Porque não é. É assim que nascemos. É apenas diferente", disse ela emocionada.

Os óculos são vendidos no mercado por cerca de 400 dólares -- algo em torno de 1.600 reais.

Mais Pausa